domingo, 27 de setembro de 2009

Judeus usam galinhas para expiar pecados antes de Yom Kippur



Judeu ortodoxo segura uma galinha durante as celebrações do יום כיפור, Yom Kipur, Dia do Perdão, na cidade de Ashdod, Israel.


Data e hora local em Israel



Shalom chaverim, paz amigos!

Eis aqui uma notícia sobre o Yom Kipur comemorado pelos judeus ortodoxos nesse ano de 5770, quando eles providenciavam as כפרות, kaparot, expiações pelos seus pecados:

"Esta é minha mudança, este é meu substituto, esta é minha expiação", murmuram os fiéis judeus enquanto dão três voltas por cima de suas cabeças com um animal que, minutos depois, é morto como forma de expiar os pecados. No ritual das Kaparot, uma expiação simbólica dos pecados, milhares de galos e galinhas são degolados em Israel para lembrar os judeus que, a qualquer momento, Deus pode tirar a vida como forma de compensação por seus pecados.

As mulheres usam galinhas; os homens, galos; e as grávidas, um exemplar de cada um. As Kaparot são vividas nos dias anteriores ao Yom Kippur, a data mais solene do judaísmo, destinada ao arrependimento e ao pedido de perdão.

"Neste momento do ano, que é nosso Ano Novo Judaico (Rosh Hashana), uma das coisas que fazemos é começar uma vida nova e refletir sobre o que fizemos no passado", explica o judeu de origem americana Menachen Persoff antes de fazer suas Kaparot.

"Pegamos uma galinha e dizemos: ''Em vez de que eu seja castigado e destruído neste mundo, deixe que seja esta galinha''. E então temos que pensar que, quando essa galinha morre, poderíamos ter morrido em seu lugar", acrescenta.

Para Persoff, as Kaparot são uma oportunidade para "ser uma pessoa melhor, pensar nas coisas que fizemos de errado e fazer as coisas de um jeito melhor no futuro".

Depois que a ave escolhida - que deve ser branca, para simbolizar a purificação do pecado - é girada sobre a cabeça, o animal é degolado com um rápido e certeiro movimento com uma faca afiada cuja lâmina não pode ter a menor fenda, seguindo os preceitos judeus do "kashrut".

Os penitentes costumam doar as aves mortas para a caridade se têm uma boa situação econômica. Caso contrário, as levam para comer em casa.

Alguns criticam os que comem ou doam as aves aos pobres ao entender que os pecados de quem toma parte no ritual foram transferidos ao animal e, portanto, este não deve ser comido.

Após o ritual, as vísceras das aves devem ser colocadas em algum lugar onde possam servir de alimento a outros pássaros, a fim de demonstrar piedade em relação a todas as coisas vivas.

"Nas Kaparot, rezamos para ser perdoados. Nos mostramos envergonhados diante de Deus e lembramos que ele pode nos tirar a vida, mas nos dá a oportunidade de pedir perdão", aponta a judia ultraortodoxa Devorah Leah.

Para ela, esta tradição ajuda a "pensar com mais profundidade" sobre si mesmo e seus atos. Na antiguidade, as Kaparot eram feitas com cabras, o que deu origem à expressão "bode expiatório".

Hoje em dia, mamíferos não são usados, mas se não é possível ou não se quer usar galinhas ou galos, estes podem ser substituídos por qualquer outra ave, exceto pombos - para não lembrar os ritos de sacrifício no templo -, ou mesmo por um peixe.

Também são muitas as famílias que fazem as Kaparot com dinheiro que depois é doado aos pobres. O fato de os rabinos permitirem que o rito seja celebrado sem necessidade de matar animais é o principal argumento das organizações defensoras dos animais contra esta prática, que consideram como cruel e abusiva.

"Muitos religiosos argumentam que não há motivo para fazê-lo com dinheiro quando se pode matar uma galinha, porque estas não sofrem.

Mas isso não está certo. Todo mundo sabe que os animais têm sentimentos e querem viver, igual a nós", diz Gene Peretz, uma jovem estudante vegetariana que se manifesta em Jerusalém contra o uso de animais vivos nas Kaparot.

Frente a esta postura, os seguidores da tradição, como Leah, argumentam que "os animais estão na terra para ser utilizados pelos seres humanos, sempre que seja de modo correto", e que comer "os animais que Deus nos deu é uma forma de fazer com que o mundo seja mais espiritual".

Fonte: Site Terra.


E nesse vídeo abaixo podemos ver alguns judeus ortodoxos em Jerusalém durante o יום כיפור, Yom Kipur, Dia do Perdão praticando também a כפרה, kaparah, expiação dos seus pecados, segundo eles:


Vejam como os judeus ortodoxos estão completamente equivocados em sacrificar às vesperas do Yom Kipur, Dia do Perdão já que a Torah e o Tanakh declaram explicitamente que só no מקום, makom, lugar, Jerusalém e no בית המקדש, Beit ha Mikdash, Templo se pode sacrificar. (Dt 12:5,6,11,13,14,18,26,27; 14:24-26; 16:2; 31:11; Js 8:1; 1 Rs 8:29,30; 9:3; 2 Cr 7:12-16). E uma vez que o Templo ainda não foi reconstruído, então isso é caracterizado como uma desobediência a Torah.

E vejam também esse interessante artigo:

"O Talmud afirma:

"Não há יום כיפור, Yom Kipur sem sangue." (Yomá 5a)

Toda a Torá aponta para essa forma de resgate: o resgate dos primogênitos, ocorrido em Pesach, em que o sangue de um cordeiro perfeito era passado nas portas, impedindo a morte dos primeiros filhos hebreus. As constantes ofertas pelo pecado, que envolviam derramamento de sangue de diversos animais. A expiação máxima da culpa, ocorrida em יום כיפור, Yom Kipur, em que um bode era degolado e seu sangue aspergido sobre o povo, liberando-o de toda culpa e outro enviado ao deserto, para morrer.

O Talmud nos conta que:

"Durante os quarenta anos antes da destruição do Segundo Templo, a sorte* escrita ‘Para o Senhor’ não vinha mais na mão direita do Cohen Gadol (Sumo Sacedote), nem o fio vermelho** ficava branco, nem a lâmpada ocidental da Menorá do Templo permanecia acesa e as portas do Santuário abriam por si só" (Yomá 39b).

*A sorte para o Senhor é uma referência ao texto de Lv 16.6-9. Ao bode que seria para expiação do povo. Havia um sorteio e por um sinal de D'us saía 'Goral LaHaShem', mas neste período isto não acontecia mais. Sinal que D'us não estava mais recebendo as ofertas pelo pecado, pois o Mashiach Yeshua se ofereceu como perfeito sacrifício pelo pecado. Exatamente neste período de 40 anos antes da destruição do Templo, aproximadamente no ano 30 d.e.c. ** O fio vermelho era o fio de escarlate que perdia sua cor (ficando branco) como sinal de aceitação de D'us à oferta de Israel. Este fenômeno também não acontecia mais."

Fonte:


Referências:




Tradução em português pelo site Google: Capítulo 13: A Necessidade de um Novo Testamento

Conclusão:

A explicação que se pode dar sobre as portas do Beit ha Mikdash, Templo se abrirem por si só, conforme descreve o texto de Yomá 39b refere-se ao fato do sacrifício do Mashiach ter sido aceito pelo Eterno nosso D'us, porque no exato momento em que ele morreu o véu do Templo foi rasgado de alto a baixo, dando acesso aos pecadores até a presença do Eterno, pela expiação de seus pecados, através do sangue do Cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo. (Isaías 53:7).

Yeshua foi crucificado às 09:00h do dia 14 de Nissan, numa quarta-feira do ano 30 (d.e.c.) e permaneceu na cruz algum tempo após às 15:00h do calendário civil (hora nona do calendário religioso), hora essa, em que também veio a falecer. (Mc. 15:25, 34, 37). E essa data confere com o texto do Talmud declarando que durante um período de 40 (quarenta) anos antes do Templo ser destruído aconteceram essas coisas que relata o texto de "Yomá 39b", acima mencionado.

Portanto, o nosso substituto é Yeshua, pois foi ele quem se ofereceu como um cordeiro sem defeito e sem mancha em sacrifício único, porém suficiente e eterno ao nosso D'us, pelos nossos pecados, pois o sangue dos animais (Hb 10:4; Sl 40:6,7) que eram oferecidos no מישכן, Mishkan, Tabernáculo ou no בית המקדש, Beit ha Mikdash, Templo era apenas um símbolo do sangue do Mashiach. Porque só o seu sangue (Ef 1:7; Hb 9:12; Ap 1:5; 5:9) pode fazer a כפרה, kaparah, expiação pelos nossos pecados. Saibam mais sobre esse sacrifício de Yeshua no link abaixo:


Nota:


The sacred Name for G'd was spoken only 10 times once per year (during Yom Kippur) by the Kohen Gadol. When the people heard the Name, they prostrated themselves in deep reverence (Yomá 39b).

E finalizando esse tópico convido a todos para ver esse vídeo e ouvir essa lindíssima música, em atitude de oração especial do יום כיפור, Yom Kipur, Dia do Perdão:

Yaakov Shwekey e Mordechai Shapiro - Rahem - Misericórdia


Lehitraot.

פולוס וואלי ✡


Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):




28 comentários:

Evraya d´Madvraya d'Qedmah (Artesão da Luz) disse...

Paulo, só tem um problema com sua tesa e que a torna falha: Você não levou em consideração que João relatou que a cruxificação foi num "Shabath Ha´Gadol" e o shabath Ha´gadol caiu no dia 1 de Abril do ano trinta. Ademais, existem outras falha, pois os outro evangelistas dizem que Yashua comeu o Pessach (celebrou) o que não seria possivel, pois ele já estava morto, uma vez que a cruxificação foi em Pessach de acordo com João.Portanto, sua tese é falha...

פולוס וואלי disse...

Shalom Evraya d´Madvra, chaver sheli!

O termo hebraico גָּדוֹל, gadol além de grande, também significa MAIOR, MAIS IMPORTANTE ou ESPECIALMENTE IMPORTANTE, conforme David H. Stern traduziu o referido termo em Yochanan, João 19:31.

Eis aqui um exemplo disso nesse outro texto da Brit ha Chadashah:

אָמֵן אֹמֵר אֲנִי לָכֶם לֹא קָם בִּילוּדֵי אִשָׁה גָּדוֹל מִיּוֹחָנָן הַמַּטְבִּיל וְהַקָּטֹן בְּמַלְכוּת הַשָׁמַיִם יִגְדַּל מִמֶּנּוּ׃

(Matai 11:11 ).

"Em verdade eu vos digo: Entre os nascidos de mulheres, não surgiu outro maior (mais importante) que João, o Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos Céus é maior (mais importante ou especialmente importante) do que ele."

(Mateus 11:11).

Outras referências:

Bereshit, Gênesis 41:40
Shemot, Êxodo 18:11
Matai, Mateus 12:6; 18:1,4; 23:11,17,19, etc...

Lehitraot.

Paulo Valle ✡ פולוס וואלי

פולוס וואלי disse...

Isso que o texto do Talmud diz, em Yomá 39b começou acontecer a partir do sacrifício de Yeshua (Jesus), "o Cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo" (João 1: 29).
ב"ה!
הללויה!
Baruch HaShem!
Bendito é o Nome!
Halelu-Yah!
Louvai a D'us!

🙌🙏😇✡️🎺🎶🎻

פולוס וואלי disse...

Yeshua é a Kapará de Judeus e Gentios

Veja esse texto do Talmud de Jerusalém sobre o que acontecia em Israel no período dos 40 anos antes da destruição do Templo.

🤔🙄🥺✡️🙌🙏😇

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=4732600810090085&id=100000206387650

פולוס וואלי disse...

Shabat Shalom amigo Evraya d´Madvraya!
Como você mesmo disse que o Shabat Hagadol foi no dia 01/04/30, que corresponde a 10 de Nissan do ano 3790, ou seja o último Shabat desse ano. E isso só confirma que o cordeiro de Pêssach desse ano foi sacrificado numa quarta-feira, em 14 de Nissan, véspera da celebração de Pêssach.

E sobre o Sêder de Pêssach celebrado por Yeshua e seus talmidim, discípulos, eu acho que você desconhece o fato de que Yeshua celebrou com 24h de antecedência ao dia correto da celebração de Pêssach, conforme esse meu outro artigo:

"Provas de que Yeshua (Jesus) celebrou o Pêssach (Páscoa) 24h antecipadamente.

Essa celebração de Pêssach, por Yeshua, aconteceu, após a 12a hora do dia 13 de Nissan, terça-feira do ano 30 da era comum, isto é, exatamente nas primeiras horas da noite de quarta-feira, dia 14 de Nissan, véspera de Pêssach; já que a virada do calendário religioso judaico, se dá às 18:00h no calendário civil ou ao pôr-do-sol, quando se inicia a noite de uma nova data no calendário religioso.

O cordeiro de Pêssach era sacrificado no Templo no dia 14 de Nissan à tarde (hora nona no calendário judaico ou quinze horas no calendário gregoriano), hora essa em que Yeshua já estaria crucificado e sendo morto naquela quarta-feira, pois ele é o próprio Cordeiro de Pêssach. Por isso mesmo, Yeshua, o verdadeiro Cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo (Jo 1:29) não poderia celebrar o Pêssach na hora correta, do contrário ele não cumpriria essa profecia de ser sacrificado como o cordeiro de Pêssach, daí ele e seus discípulos anteciparam sua celebração para a noite de 14 de Nissan ao invés de ser após a tarde desse mesmo dia, ou seja, nas primeiras horas da noite de 15 de Nissan.

Veja esse texto abaixo copiado dum artigo em espanhol sobre o Sêder de Pêssach, através do qual se prova que a última celebração do Sêder de Pêssach por Yeshua com seus talmidim, discípulos não foi com o cordeiro de Pêssach e sim com "El Qorban Jaguiga":

"La Bandeja del Seder contiene: 1: "Zroa", un hueso con carne ligeramente asada, que
representa el "Korban Pesaj" (sacrificio pascual), 2: "Beitza", un huevo cocido, representando el
"Korban Jaguiga", sacrificio en honor de la fiesta, que se comia antes del Korban Pesaj,..."

E veja mais esse texto de outro artigo em espanhol, que fala também sobre o Cordeiro de Pêssach e o Karban Haguiga:

"También se ofrecía los otros Karbanot (sacrificos) como el Karban Haguiga el sacrifico de la fiesta. El Sacrifico de la fiesta se comía primero para demostrar que estábamos comiendo el carnero en la noche de Pesach – no por su sabor pero para completar la Mitzva de Pesach."

“Por uma comparação dos quatro evangelhos, fica bem evidente que Jesus e seus discípulos não observaram a Páscoa, no mesmo tempo que os judeus, mas vinte e quatro horas mais cedo”. (Scroggie, Graham Dr., em suas notas diárias, etc. – S.E. McNair, A Bíblia Explicada, CPAD, 9ª edição – 1987).

A palavra grega usada em Mt.26:17, para expressar pães ázimos é αζυμων (ázymon) que significa: dos ázimos ou dos sem fermento, “Festa dos Ázimos”. A última celebração do Sêder de Pêssach por Yeshua não foi com pão comum ou fermentado, do contrário ele estaria transgredindo a lei de D'us (Ex 12:8).

Portanto, essa matzá (pão ázimo) sem fermento (pecado), simboliza o corpo do Mashiach Yeshua, o nosso “AFIKOMAN”, comamos todos dele, amén.

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Adon Yeshua, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim...”. (I Co 11:23,24)."

Fonte:

http://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/11/procurando-o-afikoman.html?m=1

פולוס וואלי disse...

Shabat Shalom amigo Evraya d´Madvraya!
Como você mesmo disse que o Shabat Hagadol foi no dia 01/04/30, que corresponde a 10 de Nissan do ano 3790, ou seja o último Shabat desse ano. E isso só confirma que o cordeiro de Pêssach desse ano foi sacrificado numa quarta-feira, em 14 de Nissan, véspera da celebração de Pêssach.

E sobre o Sêder de Pêssach celebrado por Yeshua e seus talmidim, discípulos, eu acho que você desconhece o fato de que Yeshua celebrou com 24h de antecedência ao dia correto da celebração de Pêssach, conforme esse meu outro artigo:

"Provas de que Yeshua (Jesus) celebrou o Pêssach (Páscoa) 24h antecipadamente.

Essa celebração de Pêssach, por Yeshua, aconteceu, após a 12a hora do dia 13 de Nissan, terça-feira do ano 30 da era comum, isto é, exatamente nas primeiras horas da noite de quarta-feira, dia 14 de Nissan, véspera de Pêssach; já que a virada do calendário religioso judaico, se dá às 18:00h no calendário civil ou ao pôr-do-sol, quando se inicia a noite de uma nova data no calendário religioso.

O cordeiro de Pêssach era sacrificado no Templo no dia 14 de Nissan à tarde (hora nona no calendário judaico ou quinze horas no calendário gregoriano), hora essa em que Yeshua já estaria crucificado e sendo morto naquela quarta-feira, pois ele é o próprio Cordeiro de Pêssach. Por isso mesmo, Yeshua, o verdadeiro Cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo (Jo 1:29) não poderia celebrar o Pêssach na hora correta, do contrário ele não cumpriria essa profecia de ser sacrificado como o cordeiro de Pêssach, daí ele e seus discípulos anteciparam sua celebração para a noite de 14 de Nissan ao invés de ser após a tarde desse mesmo dia, ou seja, nas primeiras horas da noite de 15 de Nissan.

Veja esse texto abaixo copiado dum artigo em espanhol sobre o Sêder de Pêssach, através do qual se prova que a última celebração do Sêder de Pêssach por Yeshua com seus talmidim, discípulos não foi com o cordeiro de Pêssach e sim com "El Qorban Jaguiga":

"La Bandeja del Seder contiene: 1: "Zroa", un hueso con carne ligeramente asada, que
representa el "Korban Pesaj" (sacrificio pascual), 2: "Beitza", un huevo cocido, representando el
"Korban Jaguiga", sacrificio en honor de la fiesta, que se comia antes del Korban Pesaj,..."

E veja mais esse texto de outro artigo em espanhol, que fala também sobre o Cordeiro de Pêssach e o Karban Haguiga:

"También se ofrecía los otros Karbanot (sacrificos) como el Karban Haguiga el sacrifico de la fiesta. El Sacrifico de la fiesta se comía primero para demostrar que estábamos comiendo el carnero en la noche de Pesach – no por su sabor pero para completar la Mitzva de Pesach."

“Por uma comparação dos quatro evangelhos, fica bem evidente que Jesus e seus discípulos não observaram a Páscoa, no mesmo tempo que os judeus, mas vinte e quatro horas mais cedo”. (Scroggie, Graham Dr., em suas notas diárias, etc. – S.E. McNair, A Bíblia Explicada, CPAD, 9ª edição – 1987).

A palavra grega usada em Mt.26:17, para expressar pães ázimos é αζυμων (ázymon) que significa: dos ázimos ou dos sem fermento, “Festa dos Ázimos”. A última celebração do Sêder de Pêssach por Yeshua não foi com pão comum ou fermentado, do contrário ele estaria transgredindo a lei de D'us (Ex 12:8).

Portanto, essa matzá (pão ázimo) sem fermento (pecado), simboliza o corpo do Mashiach Yeshua, o nosso “AFIKOMAN”, comamos todos dele, amén.

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Adon Yeshua, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim...”. (I Co 11:23,24)."

Fonte:

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/11/procurando-o-afikoman.html?m=1

פולוס וואלי disse...

Shalom Evraya d´Madvra, chaver sheli!

As cópias da Brit ha Chadashah (Nova Aliança, também conhecida como Novo Testamento ou Novo Pacto) mais antigas estão na língua grega coloquial (Κοινή / Koinê) da época. E nessas cópias não se encontra em Yochanan, João 19:31 o termo grego Μεγάλο Σάββατο (Megalo Sabbato), que em hebraico significa שבת הגדול, Shabat ha Gadol como se encontra no calendário Kaluach. Confira abaixo:

"Οἱ οὖν Ἰουδαῖοι, ἐπεὶ παρασκευὴ ἦν, ἵνα μὴ μείνῃ ἐπὶ τοῦ σταυροῦ τὰ σώματα ἐν τῷ σαββάτῳ, ἦν γὰρ μεγάλη ἡ ἡμέρα ἐκείνου τοῦ σαββάτου, ἠρώτησαν τὸν Πιλᾶτον ἵνα κατεαγῶσιν αὐτῶν τὰ σκέλη καὶ ἀρθῶσιν."

Fonte:

https://whnac.biblos.com/john/19.htm

Portanto, quem sabe ler em grego está perfeitamente ciente de que o texto apenas diz que esse shabat se refere a um shabat importante, O FERIADO DE PÊSSACH.

E com isso concorda também a versão hebraica que diz:

"כי ערב שבת היה וגדול יום השבת"

Fonte:

https://mod.hebrewtanakh.com/john/19.htm

"...Porque era uma tarde de shabat (FERIADO DE PÊSSACH) e um grande (IMPORTANTE) dia de shabat."

Porém se o texto quisesse dizer que esse dia era שבת הגדול, Shabat ha Gadol, então seria dessa forma a frase:

"כי ערב שבת היה וגדול יום השבת הגדול"

"Porque era uma tarde de Shabat e um grande dia do (Shabat ha Gadol) Shabat Grande."

Entede-se por Shabat ha Gadol, o Shabat celebrado na última semana que antecede a festa de Pêssach. E nesse caso caiu no dia 10 de Nissan do ano 3790 ou no dia 01 de abril do ano 30, conforme calendário Kaluach. E como já disse, Yeshua não morreu nesse Shabat ha Gadol.

Lehitraot.

Paulo Valle ✡ פולוס וואלי

פולוס וואלי disse...

Shalom Evraya d´Madvra!

Nas Bíblias traduzidas pelos cristãos (católicos e protestantes) no texto de Yochanan, João 19:31 consta a expressão: "pois era grande o dia de sábado", mas na Bíblia Judaica, traduzida por David H. Stern, consta o seguinte:

"Era o Dia da Preparação, e os moradores de Y'hudah não desejavam que os corpos permanecessem na estaca durante o shabat, pois se tratava de um shabat especialmente importante..." (o feriado de Pêssach)

O que se pode entender por "Dia da Preparação", no texto acima?
É quando os israelitas fazem os preparativos para celebrarem o Pêssach, que começa com a eliminação do chametz (fermento) de suas casas. Obrigatoriamente na noite (dia 14 de Nissan) anterior ao sêder a casa deve estar toda limpa. (Shemot, Êxodo 12: 8,14-15,18-20).

Mais sobre a procura do chametz no link abaixo:

https://www.webjudaica.com.br/chaguim/textosFestaDetalhe.jsp?textoID=2&festaID=1

Algumas festas judaicas são chamadas de Shabat, como por exemplo consta em Vayicra, Levítico 23:26-32, que diz ser o Yom Kipur, Dia do Perdão um Shabat, independentemente do dia em que cair na semana.

Portanto, Yeshua não morreu num שבת הגדול, Shabat ha Gadol, o qual se refere ao SÉTIMO DIA DA SEMANA, conforme você disse, e sim no GRANDE FERIADO DE PÊSSACH, também chamado de Shabat, conforme você pode constatar no estudo desse link abaixo:

https://israelitas.com.br/estudos/estudosVer.php?id=21

E ele também não morreu numa sexta feira e nem num dia de sábado, conforme você poderá constatar nesse mesmo estudo sobre o dia da morte de Yeshua, ok!

Yeshua prevendo que morreria no dia 14 de Nissan, dia esse em que o cordeiro de Pêssach era morto, então antecipou a celebração dessa festa para as últimas horas do dia 13 de Nissan, que se estendeu pela noite de 14 de Nissan, conforme texto do meu blog no link abaixo:

✡ O Judaísmo e o Mashiach ✡: Procurando o afikoman

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/11/procurando-o-afikoman.html

Veja esse texto copiado dum artigo em espanhol sobre o Sêder de Pêssach, através do qual se prova que a última celebração do Sêder de Pêssach por Yeshua com seus talmidim, discípulos não foi com o cordeiro de Pêssach e sim com "El Qorban Jaguiga":

"La Bandeja del Seder contiene: 1: "Zroa", un hueso con carne ligeramente asada, que
representa el "Korban Pesaj" (sacrificio pascual), 2: "Beitza", un huevo cocido, representando el
"Korban Jaguiga", sacrificio en honor de la fiesta, que se comia antes del Korban Pesaj,..."

E veja mais esse texto de outro artigo em espanhol, que fala também sobre o Cordeiro de Pêssach e o Korban Haguiga:

"También se ofrecía los otros Karbanot (sacrificos) como el Karban Haguiga el sacrifico de la fiesta. El Sacrifico de la fiesta se comía primero para demostrar que estábamos comiendo el carnero en la noche de pesach – no por su sabor pero para completar la Mitzva de pesach."

Meu caro amigo Evraya, sou grato a você por seus questionamentos, porque eles me motivaram a lhe dar essas respostas, que certamente enriqueceram ainda mais essa minha tese, ok!

Lehitraot, até a vista!

Paulo Valle ✡ פולוס וואלי

פולוס וואלי disse...

Meu antivírus diz que o link acima é vulnerável, pois o "http", segundo o antivírus está faltando a letra "s" para que seja livre de vírus. O correto segue abaixo:

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/11/procurando-o-afikoman.html?m=1

פולוס וואלי disse...

De Interesse Público

Protocolo HTTP – Hiper Text Transfer Protocol
Traduzindo: Protocolo de Transferência de Hipertexto. Esse protocolo é vulnerável a interceptação de dados. Pessoas mal intencionadas, também conhecidas como hackers, podem interferir na transmissão de dados entre o seu computador e um servidor e capturar as suas informações, como: e-mail, senha, CPF, número de telefone, entre outras que você disponibiliza quando faz um cadastro em algum site.

Protocolo HTTPS – Hiper Text Transfer Protocol Secure
A tradução é a mesma do HTTP, porém, com um “S” a mais que resulta em uma palavrinha que faz toda a diferença: Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Esse protocolo é uma junção entre o HTTP com o SSL (Secure Sockets Layers, ou, na nossa língua, Protocolo de Camadas de Entradas e Saídas Seguras).

פולוס וואלי disse...

Texto em Português de Yoma 39b

"Mas durante os quarenta anos anteriores à destruição do Segundo Templo, a sorte para Deus não surgiu na mão direita do Sumo Sacerdote. Da mesma forma, a tira de lã carmesim amarrada à cabeça da cabra enviada a Azazel não ficou branca, e a lâmpada mais a oeste do candelabro não acendeu continuamente.

E as portas do Santuário se abriram por si mesmas, como um sinal de que logo seriam abertas pelos inimigos, até que Rabban Yoḥanan ben Zakkai os repreendeu. Ele disse ao Santuário: Santuário, Santuário, por que você se assusta com esses sinais? Sei a teu respeito que por fim serás destruído, e Zacarias, filho de Ido, já profetizou a teu respeito: “Abre as tuas portas, ó Líbano, para que o fogo devore os teus cedros” (Zacarias 11: 1), sendo o Líbano uma denominação do Templo."

פולוס וואלי disse...

English text from Yoma 39b

"But during the forty years prior to the destruction of the Second Temple, the lot for God did not arise in the High Priest’s right hand at all. So too, the strip of crimson wool that was tied to the head of the goat that was sent to Azazel did not turn white, and the westernmost lamp of the candelabrum did not burn continually.

And the doors of the Sanctuary opened by themselves as a sign that they would soon be opened by enemies, until Rabban Yoḥanan ben Zakkai scolded them. He said to the Sanctuary: Sanctuary, Sanctuary, why do you frighten yourself with these signs? I know about you that you will ultimately be destroyed, and Zechariah, son of Ido, has already prophesied concerning you: “Open your doors, O Lebanon, that the fire may devour your cedars” (Zechariah 11:1), Lebanon being an appellation for the Temple."

פולוס וואלי disse...

O título é do artigo do site Terra e não meu, apenas eu fiz referência ao mesmo... Portanto, não são todos os judeus que fazem isso, e sim apenas os judeus ortodoxos! E o meu artigo é em resposta para esses judeus que fazem isso.
🙌🙏😇

Fonte:

http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/judeus-usam-galinhas-para-expiar-pecados-antes-de-yom-kippur,728c077dfec4b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

פולוס וואלי disse...

A Importância do Antigo e do Novo Testamento

Podemos comparar a Antiga Aliança (A.T.) e a Nova Aliança (N.T.) com o alicerce e o telhado de uma casa respectivamente, porque uma coisa não pode existir sem a outra no final da construção de uma casa.

Por isso mesmo as festas bíblicas são importantes a serem observadas não apenas pelos judeus, mas também por todos (judeus e gentios) seguidores de Yeshua (Jesus) devido a riqueza profética e simbólica da Redenção Maior realizada pelo nosso Pai celestial e o seu amado filho Yeshua (Jesus).

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

פולוס וואלי disse...

בגלל שהוא חי אין פחד!!

Because he lives there is no fear!!

Porque Ele vive temor não há!!

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.instagram.com/p/CwXt4lvO97Z/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

פולוס וואלי disse...

Rabino Tem Visões do Mashiach (Messias) e Revela Mistérios

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.youtube.com/live/vNxZgolWbdI?si=2B427XxYhJ18Q-Lw

פולוס וואלי disse...

Tratado Yomá 39b Pelo Site Chabad

Os Sábios ensinaram:

Durante o mandato de Shimon HaTzaddik, a sorte para Elohim sempre surgia na mão direita do Sumo Sacerdote ; após sua morte, isso ocorreu apenas ocasionalmente; mas durante os quarenta anos anteriores à destruição do Segundo Templo , a sorte para Elohim não surgiu de forma alguma na mão direita do Sumo Sacerdote .

Da mesma forma, a tira de lã carmesim amarrada à cabeça da cabra enviada a Azazel não ficou branca, e a lâmpada mais ocidental do candelabro não ardia continuamente.

E as portas do Santuário se abriram sozinhas como um sinal de que logo seriam abertas pelos inimigos, até que Rabban Yoḥanan ben Zakkai os repreendeu. Ele disse ao Santuário: Santuário, Santuário, por que você se assusta com esses sinais? Eu sei sobre você que você será destruído no final, e Zacarias , filho de Ido, já profetizou a seu respeito: “Abre as tuas portas, ó Líbano, para que o fogo devore os teus cedros” (Zacarias 11:1), sendo o Líbano uma denominação para o Templo.

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.chabad.org/torah-texts/5446117/The-Talmud/Yoma/Chapter-4/39b

פולוס וואלי disse...

גמר חתימה טובה!

Gmar Chatimá Tová - may we all be written up, signed and sealed in the Book of Life!

Gmar Chatimá Tová – que todos estejamos inscritos, assinados e selados no Livro da Vida!

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.instagram.com/p/CxmJeXZuTu4/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

פולוס וואלי disse...

Yoma: 39b - The Talmud - Chabad.org

The Sages taught: During the tenure of Shimon HaTzaddik, the lot for God always arose in the High Priest ’s right hand; after his death, it occurred only occasionally; but during the forty years prior to the destruction of the Second Temple, the lot for God did not arise in the High Priest’s right hand at all. So too, the strip of crimson wool that was tied to the head of the goat that was sent to Azazel did not turn white, and the westernmost lamp of the candelabrum did not burn continually.

And the doors of the Sanctuary opened by themselves as a sign that they would soon be opened by enemies, until Rabban Yoḥanan ben Zakkai scolded them. He said to the Sanctuary: Sanctuary, Sanctuary, why do you frighten yourself with these signs? I know about you that you will ultimately be destroyed, and Zechariah, son of Ido, has already prophesied concerning you: “Open your doors, O Lebanon, that the fire may devour your cedars” (Zechariah 11:1), Lebanon being an appellation for the Temple.

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.chabad.org/torah-texts/5446117/The-Talmud/Yoma/Chapter-4/39b?fbclid=IwAR0dZ_wGa3QwBxXAbRqZHQI0qMTPN9HpzTppX7UUzFN-Z4fEa1kBPwXSkSg

פולוס וואלי disse...

The Sign of Elohim (יהוה/Our Heavenly Father) on the Temple, During the 40-Year Period Before It Was Destroyed by the Roman Empire in 70 A.D.

"We read in the Jerusalem Talmud:

Forty years before the destruction of the Temple, the western light (the Menorah) went out, the red ribbon remained red, and the lot for the Lord always appeared in the left hand.

They closed the doors of the Temple at night and when they got up in the morning they found them wide open” (Jacob Neusner, The Yerushalmi, p.156-157). [The Temple was destroyed in 70 AD]."

A similar passage is stated in the Babylonian Talmud:

“Our rabbis taught: During the last forty years before the destruction of the Temple, the lot [‘To the Lord’] no longer came to the right hand; nor did the red ribbon turn white; nor did the western light (the Menorah) shine, and the doors of the Hekel [Temple] opened of themselves” (Soncino version, Yoma 39b).

What are these passages talking about? Since both Talmuds recount the same information, this indicates that knowledge of these events was accepted by the entire Jewish community."

Source:

Talmudic Evidence for the Messiah

https://blogaultimatrombeta.wordpress.com/2016/08/26/%E2%80%8Bevidencia-talmudica-para-o-messias-em-30-d-c/

פולוס וואלי disse...

ב"ה!!

Meaning of the sign of Elohim described in Yomah 39b during the 40-year period before the destruction of the second Temple:

1) “The lot [‘To the Lord’] no longer came to the right hand;” (Babylonian Talmud).

This meant that Elohim (יהוה) no longer responded to the priests as He previously did, that is, miraculously, the lot always fell on the right hand, which symbolizes the Mashiach (Messiah).

For Mashiach is the "Right Arm" and obviously also the "Right Hand of Elohim (יהוה)."

Contrary to this, the lot began to fall only on the left hand of the priests, implying that after the majority of the Israelites had rejected the true Moshiach, Elohim began to hide the Moshiach from the majority of the people of Israel.

Check out that Mashiach is the Arm and Right Hand of Elohim in this article linked below:

Who is the Right Arm of the Eternal?

http://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/11/quem-o-brao-direito-do-eterno.html

2) The red wool ribbon tied to the horns of the goat sent to Azazel no longer turned white, which demonstrated that the sins of the people of Israel were no longer being forgiven through the sacrifices offered in the Beit Hamikdash (Temple).

3) The western light (the Menorah) went out by itself.

This is interesting because the Menorah is in the shape of a tree, and symbolizes the Mashiach and his Kahal or Kehilah, which is made up of Israelites and Gentiles — the central stem or stalk symbolizes the Mashiach, who receives from the base or root (from the Heavenly Father) the oil, or sap for himself and for the stems, or side branches, the natural branches (Israelites) and the stems, or unnatural branches (Gentiles).

And the fact that the light of the Menorah went out indicates that the majority of the people of Israel, by rejecting the true Mashiach, who is the Light of the World, were now in darkness, that is, without the illumination of the revelation of the Mashiach, who he said:

"I am the light of the world; whoever follows me will not walk in darkness, but will have the light of life." (John 8:12)

And he said more:

"I am the way, the truth and the life." (John 14:6)

Because his sacrifice is the only price paid for the Redemption not only of Israel, but also of all humanity.

4) The doors of the Beit Hamikdash (Temple) opened by themselves, demonstrating that the words of Mashiach Yeshua, who prophesied about its destruction, would soon be fulfilled. (Luke 21:5-16).

It is interesting to note that Yeshua's words about the destruction of the Temple, that there would not be left "one stone upon another that would not be torn down", only referred to the Temple and not to the Western Wall, which surrounded the Temple. (Matthew 24:1,2).

Also access this article about Yom Kippur and the Atonement of sins:

Yom Kippur and Kaparah for the Blood of Moshiach

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://judaismonazareno.org/yom-kipur-e-a-kapara-pelo-sangue-do-mashiach/

פולוס וואלי disse...

O Sinal de Elohim (יהוה/Nosso Pai Celestial) no Templo, Durante o Período de 40 Anos Antes Dele Ser Destruído Pelo Império Romano, no Ano 70 d.e.c.

"Lemos no Talmud de Jerusalém:

Quarenta anos antes da destruição do Templo, a luz ocidental (a Menorah) se apagou, a fita vermelha permaneceu vermelha, e o sorteio para o Senhor sempre aparecia na mão esquerda.

Eles fechavam as portas do Templo à noite e ao levantarem-se de manhã as encontravam bem abertas “(Jacob Neusner, The Yerushalmi, p.156-157). [O Templo foi destruído em 70 dC]."

Uma passagem semelhante é declarada no Talmud Babilônico:

“Nossos rabinos ensinaram: Durante os últimos quarenta anos antes da destruição do Templo, o sorteio [‘Para o Senhor’] não veio mais para a mão direita; nem a fita vermelha se tornou branca; nem a luz ocidental (a Menorah) brilhava, e as portas do Hekel [Templo] se abriam por si mesmas “(versão Soncino, Yoma 39b).

O que essas passagens estão falando? Uma vez que ambos Talmuds recontam a mesma informação, isso indica que o conhecimento desses eventos foi aceito por toda a comunidade judaica."

Fonte:

Evidência Talmúdica para o Messias

https://blogaultimatrombeta.wordpress.com/2016/08/26/%E2%80%8Bevidencia-talmudica-para-o-messias-em-30-d-c/

פולוס וואלי disse...

ב"ה!!

Significado do sinal de Elohim descrito em Yomá 39b durante o período de 40 anos antes da destruição do segundo Templo:

1) “O sorteio [‘Para o Senhor’] não veio mais para a mão direita;" (Talmud de Babilônia).

Isso significava que Elohim (יהוה) não respondia mais aos sacerdotes como antes Ele fazia, ou seja, milagrosamente a sorte sempre caía na mão direita, a qual simboliza o Mashiach (Messias).

Pois o Mashiach é o "Braço Direito" e obviamente também a "Mão Direita de Elohim (יהוה)."

Ao contrário disso, a sorte passou a cair só na mão esquerda dos sacerdotes dando a entender que após a maioria dos israelitas terem rejeitado o verdadeiro Mashiach, então, Elohim passou a esconder o Mashiach da maioria do povo de Israel.

Confira que o Mashiach é o Braço e a Mão Direita de Elohim neste artigo do link abaixo:

Quem é o Braço Direito do Eterno?

http://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/11/quem-o-brao-direito-do-eterno.html

2) A fita de lã vermelha presa nos chifres do bode enviado para Azazel não mais se tornava branca, o que demonstrava que os pecados do povo de Israel não mais estavam sendo perdoados, através dos sacrifícios oferecidos no Beit Hamikdash (Templo).

3) A luz ocidental (a Menorah) se apagava por si só.

Isso é interessante porque a Menorah é no formato de árvore, e simboliza o Mashiach e sua Kahal ou Kehilah, que é composta de israelitas e gentios — a haste central ou o caule simboliza o Mashiach, o qual recebe da base ou da raíz (do Pai celestial) o óleo, ou a seiva para si mesmo e para as hastes, ou ramos laterais, os ramos naturais (israelitas) e as hastes, ou ramos não naturais (gentios).

E o fato da luz da Menorah se apagar, indica que a maioria do povo de Israel, por rejeitar o verdadeiro Mashiach, que é a Luz do Mundo, agora estava em trevas, isto é, sem a iluminação da revelação do Mashiach, o qual disse:

"Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12)

E ele disse mais:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida." (João 14:6)

Porque o seu sacrifício é o único preço pago pela Redenção não só de Israel, mas também de toda humanidade.

4) As portas do Beit Hamikdash (Templo) se abriam por si só, demonstrando que em breve se cumpririam as palavras do Mashiach Yeshua, que profetizou sobre a destruição do mesmo. (Lucas 21:5-16).

É interessante notar que as palavras de Yeshua sobre a destruição do Templo, que não ficaria "pedra sobre pedra que não fosse derrubada", só se referiam ao Templo e não ao Muro das Lamentações, que rodeava o Templo. (Mateus 24:1,2).

Acesse também mais este artigo sobre o Yom Kipur e a Expiação dos pecados:

Yom Kipur e a Kapará pelo Sangue do Mashiach

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://judaismonazareno.org/yom-kipur-e-a-kapara-pelo-sangue-do-mashiach/

פולוס וואלי disse...

Menino Judeu Tem Uma Visão em Israel!

- "O Senhor mandou arrepender-nos (teshuva)"

- "Para manter a calma"

- "O Senhor (Elohim) me falou"

- "Ele apareceu bem ali"

É tempo de voltar para Ele, porque Ele está muito próximo!

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

🙌🙏😇🇮🇱🎺🎼🎻

https://youtu.be/mpBVHGbFwR4?si=xNPLyDlhQ5xpFUAi

²⁷ "E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso D'us, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

²⁸ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

²⁹ E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

³⁰ E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

³¹ O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

³² E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar."

(Joel 2:27-32)

פולוס וואלי disse...

Messianic Rabbi Zev Porat Testimony!
What is truth?

Testemunho do Rabino Messiânico Zev Porat!
O que é verdade?

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.messiahofisraelministries.org/zev-porat-testimony/

פולוס וואלי disse...

A Verdadeira Época do Nascimento de Yeshua/Jesus e o Verdadeiro Dia da Semana, Mês e Ano da Sua Morte

— A verdadeira época do seu nascimento:

O nascimento de Yeshua não foi em dezembro e sim próximo ou durante a festa de Sukot/Cabanas ou Tabernáculos.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=5484578064892352&id=100000206387650&mibextid=Nif5oz

— E o verdadeiro dia, mês e ano da sua morte:

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

🤔🙄🥺⏳💡🙌🙏

Nota:
Veja mais informações sobre a postagem nos comentários.

פולוס וואלי disse...

Shalom chaverim, amigos!

Consegui provar minha tese de que Yeshua não morreu numa sexta e sim numa quarta-feira, pois o calendário judaico permanente Kaluach tem a propriedade de retroceder no tempo. E foi exatamente isso que fiz, isto é, voltei no tempo até o ano 30 (d.e.c.) e fiquei maravilhado com o que vi, pois o dia 14 de Nissan ou dia 05 de abril desse ano 30 foi exatamente numa quarta-feira. HALELU-YAH!!!!!!!

O Dia Que Jesus Morreu

🤔🙄🥺📜🙌🙏😇

https://www.facebook.com/share/p/5Q9VNktpk92AuVvZ/?mibextid=oFDknk

Vejam mais sobre isso nos comentários desse artigo do link abaixo:

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2009/09/noticias-mundo-mundo-judeus-usam.html

Confiram o dia em que Yeshua morreu acessando o link abaixo:

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

ואנחנו קוינו כי הוא זה אשר עתיד לגאל את ישראל. אבל נוסף על כל זאת, כעת היום השלישי מאז קרו הדברים האלה.

לוקס פרק כד: כא

http://www.kirjasilta.net/hadash/Luq_ln.24.html

"Nós tínhamos esperança de que ele iria ser o libertador de Israel! Além de tudo isso, já faz três dias que essas coisas aconteceram."
(Lucas 24:21)

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Lucas%2024&version=VFL

Essa é a confirmação de que Yeshua foi morto e sepultado numa quarta-feira, dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/abril do ano 30 d.e.c. no Calendário Juliano. Pois esse diálogo dos discípulos ocorreu no dia de domingo, isto é, depois de passados 3 dias e 3 noites com o corpo de Yeshua sepultado. Tudo isso, para se cumprir o que Yeshua disse sobre o sinal do profeta Jonas, em Mateus 12:40.

Lehitraot.

Polos Valley ✡ פולוס וואלי

פולוס וואלי disse...

O sétimo dia da semana é o Shabat, mas os feriados de algumas festas bíblicas também são chamados de Shabat, dentre elas a Páscoa. Por isso há muita confusão para quem não tem conhecimento de cultura judaica.

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

Leia com muita atenção este estudo do link acima, o qual prova com muita evidência e detalhes que Jesus morreu às 15h (hora nona) do dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/04/30, véspera da Páscoa.

E ele foi enterrado neste mesmo dia antes das 18h, quando se iniciaria a noite de quinta feira, dia 15/Nissan, ou dia 06/abril/30, dia da festa da Páscoa, também chamado de Shabat.

Porque a morte de Jesus se deu na véspera da Páscoa, o Shabat, ou feriado judaico.

Outra coisa a lembrar é que a data de um dia se inicia às 18h (ao pôr do sol) e não meia noite, pois em hebraico não se conta direto 24h e sim de 12 em 12h, ou seja, primeiro a noite e depois o dia de uma determinada data.

Então, na noite de quarta-feira Jesus ainda estava sendo julgado.

E ele só foi crucificado durante o dia de quarta-feira.

Desse modo, então, se conta assim:

Noite de quinta-feira
Noite de sexta-feira
Noite de sábado (Shabat)

Dia de quinta-feira
Dia de sexta-feira
Dia de sábado (Shabat)

Ele ressuscitou nas últimas horas do dia de sábado (Shabat), por volta de + ou - 17h

Porque as mulheres foram ao sepulcro ainda na madrugada de domingo, pois ainda estava escuro. E Jesus já tinha ressuscitado.

Foram 3 dias e 3 noites completas que Jesus permaneceu sob a terra, conforme o próprio Jesus disse sobre o sinal de Jonas.

O Sinal de Jonas

38 "Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: “Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti”.

39 Ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.

40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra."

(Mateus 12:38-42)