domingo, 18 de janeiro de 2009

A reconstrução do Templo e o retorno dos sacrifícios



Shalom chaverim!

Alguns teólogos modernos dizem, que assim como os israelitas sacrificavam no מישכן, Mishkan, Tabernáculo e posteriormente no בית המקדש, Beit ha Mikdash, Templo, para simbolizar profeticamente o sacrifício de Yeshua, o sacrifício maior e único, porém eterno, perfeito e suficiente, para resgate do ser humano, o qual se distanciou do Eterno e ficou debaixo de condenação, mas que através do sacrifício de Yeshua esse ser humano é perdoado e resgatado, para voltar a ter intimidade com o Eterno; Assim também importa que o Templo seja reconstruído e volte a prática dos sacrifícios como um memorial, uma lembrança do sacrifício de Yeshua; Assim como os judeus relembram o primeiro Pêssach todas as vezes que celebram essa festa; E também os redimidos em Yeshua dentre yehudim ve goim celebram o Pêssach dando a ele um novo significado, isto é, em memória de Yeshua, o qual instituiu um Novo Testamento ou Nova Aliança (Yrmiah, Jeremias 31:31-33, 1 Coríntios 11:23-26) chamada em hebraico de HaBrit HaChadashá.

Sendo que a maioria daqueles que se dizem crentes em Yeshua dentre os goim infelizmente não celebram o Sêder de Pêssach conforme as Escrituras ensinam, pois eles celebram a chamada Páscoa Cristã, a qual em nada se parece com o Sêder de Pêssach original.

Já a chamada Santa Ceia, pelos católicos e protestantes, ainda que com muitas modificações, parece mais ser derivada da celebração do Shabat pelos goim, gentios do primeiro século que seguiam o judaísmo messiânico, porque ela é feita num espaço de tempo muito curto entre uma e outra celebração e não de ano em ano como o Sêder de Pêssach.

Yeshua na sua última celebração do Sêder de Pêssach instituiu uma Nova Aliança dentro do cerimonial do mesmo, todavia ele não disse que estava pondo termo, dando fim ao ato de se celebrar o Pêssach, mas dando a ele apenas um novo significado, como já foi dito, apesar de Shaul, Paulo dizer que Yeshua é o nosso Pêssach (1 Corintios 5:7). Porque na verdade o Pêssach aponta para Yeshua, o Corban, o Cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo. (Yohanan, João 1:29).


Data e hora local em Israel



Esse novo Templo será reconstruído pelos israelitas antes do retorno de Yeshua, porém como eles em sua grande maioria ainda não crêem nele, então sacrificarão os animais nesse novo Templo, porém com a mesma mentalidade que sempre tiveram na antiga aliança, isto é, sem entendimento real daquilo que fazem, pois não conseguem fazer alusão alguma desses sacrifícios ao sacrifício de Yeshua.


E será exatamente nessa época que aparecerá um líder mundial para fazer aliança com Israel, o qual prometerá a paz definitiva entre judeus e palestinos, incluindo é claro, todos os árabes, mas que ao final esse líder tirará a sua máscara e desejará ser adorado no Templo como se fosse o próprio D'us, então os judeus não o obedecerão, pois eles aprenderam a lição sobre a idolatria, o que fará com que esse líder persiga os mesmos, então ele interromperá os sacrifícios no Templo e fará guerra contra os judeus, conforme nos falou o profeta Daniel no seu livro do mesmo nome, no capítulo 9:27. E logo após aqueles dias Yeshua retornará para defender Israel, julgar as nações e estabelecer seu reino de paz e justiça sobre a Terra.(Matitiahu, Mateus 24:15-44; Apocalipse 19:11-21).

Na realidade os sacrifícios que serão feitos no novo Templo após o retorno do Mashiach farão uma alusão retrospectiva ao sacrifício maior feito por ele.

Seria possível para alguém que já tenha identificado o Mashiach Yeshua oferecer sacrifícios no novo Templo?

Respondo a essa pergunta com uma outra:

Por que Shaul, Paulo fez voto de nazireu (Atos 18:18; 21:23-26) já que para isso ele teria que oferecer sacrifícios no Templo?

Ora o voto de nazireu incluía sacrifícios no Templo sim, confiram isso nesse texto bíblico de Bemidbar, Números 6:13-21.

Sacrifícios simbólicos proféticos e em memorial


Creio que Shaul, Paulo fez o voto de nazireu simplesmente para demonstrar aos seus patrícios judeus que ainda não tinham reconhecido Yeshua como seu Mashiach, que o fato de um judeu identificar Yeshua como seu Messias e seguí-lo, isso não impede de maneira nenhuma que esse judeu continue a observar as leis que procedem da Torah, ao contrário disso, pois assim como os sacrifícios eram símbolos do futuro e maior sacrifício, o de Yeshua, assim também quando o בית המקדש, Beit ha Mikdash (Templo) for reconstruído e outra vez se fizer nele sacrifícios, os mesmos simbolizarão esse sacrifício redentor de Yeshua como um memorial ao mesmo.

E assim como o cordeiro de Pêssach simbolizou profeticamente o sacrifício maior de Yeshua durante todas as celebrações dessa festa, no período que antecedeu a esse sacrifício de Yeshua, assim também todas as celebrações do Pêssach realizadas após o sacrifício de Yeshua também continuaram simbolizando retrospectivamente esse sacrifício maior de Yeshua.

Sendo assim, o Templo será reconstruído sim. E segundo o já falecido Wim Malgo, nesse Templo se sacrificará outra vez, mas nessa época (após o retorno do Mashiach) será com entendimento que os israelitas sacrificarão nele, pois todos reconhecerão que o sangue de animais não tem poder para expiar pecado, mas sim o sangue do próprio filho de D'us.

Verdadeiramente a revelação das Escrituras é progressiva e, absolutamente ninguém é dono da verdade em questões teológicas, pois conforme nos disse o judeu Shaul, Paulo, o enviando aos goim, para anunciar as boas novas de salvação em Yeshua: Em parte sabemos e em parte profetizamos... Há mais ou menos cem anos, muitos mistérios das Escrituras permaneciam ocultos aos crentes, mas hoje, muitos homens de D'us conseguem compreendê-los perfeitamente.

O Eterno mandou que Daniel escrevesse sobre o futuro, e quando Daniel desejou saber mais sobre o que recebeu do Eterno, então foi lhe dito que as palavras da profecia estavam seladas até ao tempo do fim.

Mas para Yochanan, João, o escritor do Apocalipse, foi lhe dito que não selasse as palavras da profecia do livro, pois próximo estava o tempo de cumprí-las. Os patriarcas não tinham um lugar determinado para adorar a D'us. É certo que hoje para se adorar a D'us não exista também um lugar determinado por Ele, conforme o próprio Yeshua disse para a mulher samaritana:

"Disse-lhe Yeshua: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. D'us é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:21-24).

O ofício sacerdotal de Levi e o de Melquisedeque.

E é evidente que o sacerdócio levita ministrava apenas para Israel. Por isso mesmo Yeshua não pertencia a tribo de Levi, mas sim a de Judá, tribo essa que a Torah nunca falou sobre sacerdócio, pois D'us já tinha planos de que o Messias seria Sumo Sacerdote segundo a Ordem Sacerdotal Eterna de Melquisedeque (Tehilim, Salmos 110:4) e não da Ordem Temporal ou Transitória Levita. Porque essa Ordem Sacerdotal Levita é uma figura da Ordem Sacerdotal Eterna de Melquisedeque, cujo exercício é numa dimensão metafísica na Nova Jerusalém e não na Jerusalém terrestre.

Porém as Escrituras ensinam que quando Yeshua estiver reinando sobre a terra, no milênio, então todas as nações terão que enviar representantes à Jerusalém, para celebrarem a festa de Sucot, Tabernáculos, uma festa que foi criada por D'us e que faz parte da lei que consta na Torah. Sendo que para isso será necessário oferecer sacrifícios no Templo. (Vayicrá, Levítico 23:34-37; Zacarias 14:16-21).

Vejam esse vídeo e ouçam esse cântico de lamento sobre o reino de David e a glória da habitação de D'us, o Templo.


Acredito que quando Yeshua estiver reinando durante o milênio em Jerusalém e sobre todas as nações, então as promessas que D'us fez a Israel que ainda não se cumpriram serão por fim cumpridas, entre as quais estas três:

1) A promessa de D'us de dar a terra de Canaã como herança aos descendentes de Abraão. (Bereshit, Gênesis 12:1,7; 13:14,15,17; 15:18).

2) A promessa de D'us de estabelecer Israel como CABEÇA DAS NAÇÕES. (Devarim, Deuteronômio 28:13; Yeshayahu, Isaías capítulo 62).

3) E a promessa de D'us de fazer de Israel UM REINO DE SACERDOTES. (Shemot, Êxodo 19:5,6).

Essa promessa que D'us fez aos israelitas de torná-los num reino de sacerdotes nos dá a entender que não apenas os descendentes de Levi voltarão a exercer o sacerdócio no Templo durante o reino milenar de Yeshua, mas também que todo povo de Israel será considerado um reino sacerdotal para todas as nações. E por isso mesmo se dirá de um judeu naquela época:

"Assim diz o Senhor dos exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que D'us está convosco." (Zacarias 8:23).

Enquanto isso, aqueles que foram comprados da terra (Apocalipse 5:9,10; 21:2,3,23-26) dentre judeus e gentios estarão na Nova Jerusalém com um corpo incorruptível exercendo o ofício sacerdotal segundo a Ordem Sacerdotal Eterna de Melquisedeque.

Todavia, após o milênio, quando serão feitos novos céus e nova terra, a Nova Jerusalém, a cidade palaciana, a morada da corte real descerá do céu (Apocalipse 21:1-3) para ser o SANTO DOS SANTOS, o lugar mais sagrado do Templo, cujos sacerdotes serão todos da Ordem Sacerdotal Eterna de Melquisedeque. E onde ser humano nenhum que esteja ainda nesse corpo carnal jamais entrará. Talvez a Nova Jerusalém fique dentro dos limites do território de Israel nessa nova terra.

Na realidade o que desejo dizer com isso é que o futuro pertence ao Eterno, e Ele a quem quer o revela, e a nós, convem que estudemos sim a Palavra do Eterno, mas sempre sabendo discernir o tempo e o modo e nunca sermos absolutos no que falamos, mas declararmos sim o nosso ponto de vista, sem contudo menosprezar o dos outros. E digo-lhes ainda, que não estou faltando com o respeito ao ponto de vista de ninguém sobre esse assunto, mas com esse artigo estou apenas contribuindo, para que todos analisem esse tema futurista dentro de uma outra perspectiva.

Acessem aqui para saberem mais sobre a reconstrução do Templo.

Por tudo isso cantemos então essa lindíssima canção de Tehilim, Salmos 137:1-6.

אִם-אֶשְׁכָּחֵךְ יְרוּשָׁלִָם - Im eshkachekh Yerushalaim - Se eu me esquecer de ti Jerusalém...

תהילים פרק קלז

א עַל נַהֲרוֹת, בָּבֶל--שָׁם יָשַׁבְנוּ, גַּם-בָּכִינוּ: בְּזָכְרֵנוּ, אֶת-צִיּוֹן.
ב עַל-עֲרָבִים בְּתוֹכָהּ-- תָּלִינוּ, כִּנֹּרוֹתֵינוּ.
ג כִּי שָׁם שְׁאֵלוּנוּ שׁוֹבֵינוּ, דִּבְרֵי-שִׁיר-- וְתוֹלָלֵינוּ שִׂמְחָה:
שִׁירוּ לָנוּ, מִשִּׁיר צִיּוֹן.
ד אֵיךְ--נָשִׁיר אֶת-שִׁיר-יְהוָה: עַל, אַדְמַת נֵכָר.
ה אִם-אֶשְׁכָּחֵךְ יְרוּשָׁלִָם-- תִּשְׁכַּח יְמִינִי.
ו תִּדְבַּק-לְשׁוֹנִי, לְחִכִּי-- אִם-לֹא אֶזְכְּרֵכִי:
אִם-לֹא אַעֲלֶה, אֶת-יְרוּשָׁלִַם-- עַל, רֹאשׁ שִׂמְחָתִי.

»SALMOS [137]

1 Junto aos rios de Babilônia, ali nos assentamos e nos pusemos a chorar, recordando-nos de Sião.
2 Nos salgueiros que há no meio dela penduramos as nossas harpas,
3 pois ali aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções; e os que nos atormentavam, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos um dos cânticos de Sião.
4 Mas como entoaremos o cântico de HaShem, D'us em terra estrangeira?
5 Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza.
6 Apegue-se-me a língua ao céu da boca, se não me lembrar de ti, se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria.


Lehitraot.

פולוס וואלי ✡

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):







18 comentários:

Unknown disse...

Mas, a ceia celebrada por católicos e protestantes já não é um memorial do sacrifício de Jesus? O próprio Paulo fala sobre a ceia. O voto de Nazireu feito por Paulo foi depois de sua experiência com Cristo? Baseado em que texto você escreve que a prática de sacrifícios voltará? Não me interprete mal, só quero entender e conferir na bíblia.

LIGIA COSTA disse...

Tenho acompanhado o seu blog e os debates na comunidade. Tenho aprendido muito. Bem, entendi que como existem judeus não-messiânicos acontecerão sacrifícios no novo Templo tais como aconteciam antes de Jesus, e esses sacrifícios não agradarão ao Eterno. Por favor me corrija.
Shalom

פולוס וואלי disse...

Shalom chaverah sheli Soraia!

Veja mais alguns textos provando que sacrifícios serão oferecidos ao Eterno no novo Templo:

1) O anti-mashiach fará cessar os sacrifícios no Templo. (Daniel 9: 27).

2) Ele se sentará no Templo e exigirá que lhe adorem como se fosse o próprio D'us. (2 Tessalonicenses 2:3,4).

3) Nessa época do tempo do fim o átrio do Templo será entregue para ser pisado pelas nações. (Apocalipse, Revelação 11: 1-2).

Lehitraot.

פולוס עבד ישוע ✡

פולוס וואלי disse...

Shalom chaverah sheli Ligia!

Na verdade para aqueles que ainda não desfrutam do Shabat ou descanso que Yeshua disse que daria para quem se chegasse à ele (Matitiahu, Mateus 11:28,29; Hebreus 4:1-11) esses sacrifícios podem até ser aceitos pelo Eterno, como eram as ofertas, as orações e as esmolas que o centurião romano Cornélio praticava (Atos 10:1-6,24-48), porém ainda lhe faltava ter Yeshua como seu Salvador e Redentor. Porque o ser humano nunca será justificado diante de D'us pelas obras de justiça praticadas, pois não é possível quitar a sua dívida de determinada ação pecadora praticada com determinadas boas obras.

Os sacrifícios que serão praticados no novo Templo não serão para que alguém receba o perdão de seus pecados não e sim para relembrar o sacrifício maior de Yeshua, o qual já nos perdoou e nos deu vida em abundância, em outras palavras, será uma espécie de sacrifício de louvor e gratidão a D'us por TÃO GRANDE REDENÇÃO executada por D'us, o qual deu o seu filho unigênito por nós e pelo próprio Yeshua que se deu a si mesmo por obediência ao Pai e também por amor a nós.

Lehitraot.

פולוס עבד ישוע ✡

Unknown disse...

Shalom Alechem,

Realmente esta questão dos sacrifícios é muito complexa para os que estão no Mashiach. Entretanto vale lembrar que há vários tipos de sacrifícios e Yeshua realizou o sacrifício pelo pecado, mas o holacausto p.ex., que é oferta de adoração, ainda valerá para todos. Há ainda outras formas de ofertas e sacrifícios que estarão em vigor no Terceiro Templo. Creio que esta geração verá o início, a base, a fundação do mesmo e, certamente, nossa esperança se renovará cada vez mais em Yeshua, vendo as profecias se cumprirem diante dos nossos olhos.

Soraia disse...

acredito q precisamos estudar muito... D´us tem muito a nos revelar!!

LIGIA COSTA disse...

Muito obrigada.
Aprendi mais um pouco com sua resposta. Mas, perdoe-me, fiquei agora com outra dúvida. Eu aceito e creio em Jesus como Messias, porém, muitas pessoas neste planeta ainda não ouviram falar do Salvador. Essas pessoas não aceitaram Jesus.Ignoram sua vinda e também a promessa do retorno. Porém como foi dito, não é possível quitar a dívida de outra maneira, porque está relacionado ao sacrifício do Messias. O Eterno haverá de ser misericordioso pelas obras, ou não? Devemos entender que já está em seus propósitos esta ignorância e isolamento? Peço desculpas novamente pelo meu questionamento, mas realmente preciso entender. Não tenho intenção alguma de promover debates intermináveis como tenho visto na comunidade.
Shalom

פולוס וואלי disse...

Shalom Ligia!

D'us na sua onisciência já sabe com antecedência todas as decisões que o ser humano fará. Por isso mesmo Ele julgará com justiça cada ser humano. Porque no caso dos seres humanos que não tiveram conhecimento do plano de salvação em Yeshua e morreram assim, eles serão julgados por D'us segundo a sua onisciência, ou seja, D'us já sabe pela sua onisciência quais desses seres humanos acreditariam ou não em Yeshua se alguém lhes anunciasse o plano de salvação. E a base para esse meu pensamento consta nesse texto do judeu Shaul, Paulo: Romanos 2:11-16.

Lehitraot.

פולוס עבד ישוע ✡

LIGIA COSTA disse...

Muito Obrigada
Estou feliz por ter sido esclarecida.
Shalom chaver

RoBeRt disse...

Parabéns pelo blog!!!!

Pereira disse...

Olá, Shalom!
Primeiramente quero conferir algo de grande relevância. Trata-se do nome do nosso Senhor e Salvador. Um amigo, evangélico, salientando que o mesmo entregou a sua vida a Cristo há muito mais tempo que eu, tomou conhecimento de uma apostila onde revelava que o verdadeiro nome do Senhor é Yehoshua. Esta mesma apostila (ASNYV) afirma que o nome não se translitera, portanto, o nome Yeshua não se refere ao nome pelo qual o nosso Senhor era chamado pelos Apóstolos, isto é, o nome Yeshua está errado. A mesma continua ainda mais incisiva quanto aos nomes Iesous (grego), Iesus (latim) e Jesus pelo qual o conhecemos. Ambos com um significado intrigante e blasfemador que é Deus-Cavalo, além de outros absurdos descritos nesta apostila. Este meu amigo assimilou este pensamento desta seita, chegando ao ponto de não proferir mais o nome Jesus, agora para ele é Yehoshua. Ainda ontem ouvi um outro amigo repreendo este nome Jesus, dizendo até o chargão "tá amarrado!". Bem, receio que este ensinamento venha a crescer no meio evangélico onde o nome Jesus seja ignorado. O por que deste meu comentário? Lendo vi que o caro não citou o nome Jesus, mas Yeshua, todavia, quanto aos nomes dos apóstolos você deu o transliterado para a nossa língua como o de Paulo que em hebraico é Shaul.
Tenho DVD's palestras com judeus messiânicos como Meno Kalisher e Daniel Yahav, ambos citam o nome Jesus em inglês, claro, e este último ainda profere o nome do nosso Senhor de três maneiras: Yeshua, Joshua e Jesus. Então para finalmente finalizar este meu comentário eis a questão: O Autor deste blog reconhece o nome Jesus como de nosso Senhor e Salvador? O autor deste blog crer na Trindade? No mais, gostei muito do blog, ok.
Que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja contigo!

פולוס וואלי disse...

Erev tov Robert!

Grato pelos parabéns, mas devo-lhe dizer que tudo isso foi conseguido com a ajuda de D'us, pois sem a qual esse blog jamais teria chegado onde chegou ultrapassando fronteiras internacionais.

Grato também por sua participação, ok!

Shalom lekhá!

פולוס עבד ישוע ✡

פולוס וואלי disse...

Shalom Pereira, amigo e irmão em Yeshua (Jesus)!

Você tem toda razão ao dizer que os nazarenos são uma seita, porque eles estão completamente errados por negarem que Jesus Cristo seja o mesmo Yeshua ha Mashiach e também pelo que ensinam sobre o verdadeiro nome do Messias. Porque todo judeu tem dois nomes, um dentro de Israel e outro no país em que vive. E no caso de Yeshua ou Jesus apesar dele ter vivido em outro país (Egito) só quando criança, porém por causa da sua biografia ter tanta influência no mundo todo, então houve a necessidade da transliteração do seu nome original hebraico Yeshua para essas línguas, mas apenas pelo motivo lingüístico.

E a única diferença que existe entre esses dois nomes do Messias é pelo fato do nome Jesus Cristo ter sido usado de uma forma errada pelos falsos cristãos, os católicos que perseguiram os judeus nas Cruzadas, Progrons, Inquisição e até na Segunda Guerra Mundial.

E o fato de eu usar mais o nome Yeshua do que Jesus é porque professo a fé judaica messiânica, em que a maior parte da liturgia da sinagoga é em hebraico. E também porque o nome Jesus Cristo ficou manchado pelo mal uso do mesmo, conforme já disse acima. Por isso nós, judeus messiânicos preferimos usar o nome original do Messias, para não servir de tropeço para os judeus que ainda não reconheceram o verdadeiro Mashiach.

E sobre a suposta trindade afirmo que não existe tal doutrina nas Escrituras, pois trata-se de mais um erro teológico católico, veja o que diz esse outro tópico do blog:

D'us é eterno e infinito porque não tem princípio e nem fim

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/12/dus-infinito-pois-no-tem-princpio-e-nem.html

E eis aqui um tópico que vai lhe esclarecer muito sobre o significado do nome יֵשׁוּעַ - Yeshua:

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2009/02/o-significado-do-nome-yeshua.html

Ah! E leia os comentários também, ok!

Saudações no Messias, shalom lekhá!

Lehitraot, até a vista.

פולוס עבד ישוע ✡

פולוס וואלי disse...

Shalom chaverah sheli, paz minha amiga Soraia!

A chamada Santa Ceia pelos católicos e protestantes embora seja celebrada como um memorial ao Messias Yeshua, entretanto não corresponde a mesma festa que Yeshua celebrou quando disse que o cálice com vinho representava o seu sangue e que a matzá, pão asmo representava o seu corpo. Porque ele falou isso quando participava do Sêder de Pêssach. E a chamada Santa Ceia não tem nada a ver com a festa do Pêssach, mesmo porque a festa de Pêssach (Páscoa) tanto para judeus como para gentios só é celebrada uma vez por ano, o que não acontece com a chamada Santa Ceia.

Para que você entenda melhor esse assunto com relação ao Pêssach e o Shabat celebrados pelos judeus tradicionais e pelos judeus messiânicos, e também sobre a chamada Santa Ceia celebrada pelos cristãos queira acessar os seguintes tópicos:

1) A Hagadá de Pêssach e os Judeus Messiânicos do Primeiro Século

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/11/hagad-de-pssach-e-os-judeus-messinicos.html

2) A Rainha Shabat ou a Noiva

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/11/rainha-shabat.html

E sobre o voto de nazireu feito por Shaul, Paulo foi sim depois que ele teve o encontro com Yeshua já ressuscitado e muito depois dele ser comissionado pela kehilá (congregação) de Yeshua para ser hashaliach, o enviado para levar as boas novas de salvação em Yeshua, veja os textos que citei e comprove isso.

A volta dos sacrifícios está baseada em alguns textos, dentre os quais estes:

1) O Templo será reconstruído e nele animais serão sacrificados. [Ezequiel a partir do capítulo 40 (quarenta)].

2) Durante o reinado milenar de Yeshua todas as nações celebrarão a festa de Sucot, Tabernáculos, sendo que para isso será necessário oferecer sacrifícios no Templo. [Zacarias 14:16-21 compare com Vayicrá, Levítico 23:34-37].

Lehitraot.

פולוס עבד ישוע ✡

פולוס וואלי disse...

Rabino Tem Visões do Mashiach (Messias) e Revela Mistérios

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.youtube.com/live/vNxZgolWbdI?si=2B427XxYhJ18Q-Lw

פולוס וואלי disse...

Messianic Rabbi Zev Porat Testimony!
What is truth?

Testemunho do Rabino Messiânico Zev Porat!
O que é verdade?

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.messiahofisraelministries.org/zev-porat-testimony/

פולוס וואלי disse...

Shalom chaverim, amigos!

Consegui provar minha tese de que Yeshua não morreu numa sexta e sim numa quarta-feira, pois o calendário judaico permanente Kaluach tem a propriedade de retroceder no tempo. E foi exatamente isso que fiz, isto é, voltei no tempo até o ano 30 (d.e.c.) e fiquei maravilhado com o que vi, pois o dia 14 de Nissan ou dia 05 de abril desse ano 30 foi exatamente numa quarta-feira. HALELU-YAH!!!!!!!

O Dia Que Jesus Morreu

🤔🙄🥺📜🙌🙏😇

https://www.facebook.com/share/p/5Q9VNktpk92AuVvZ/?mibextid=oFDknk

Vejam mais sobre isso nos comentários desse artigo do link abaixo:

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2009/09/noticias-mundo-mundo-judeus-usam.html

Confiram o dia em que Yeshua morreu acessando o link abaixo:

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

ואנחנו קוינו כי הוא זה אשר עתיד לגאל את ישראל. אבל נוסף על כל זאת, כעת היום השלישי מאז קרו הדברים האלה.

לוקס פרק כד: כא

http://www.kirjasilta.net/hadash/Luq_ln.24.html

"Nós tínhamos esperança de que ele iria ser o libertador de Israel! Além de tudo isso, já faz três dias que essas coisas aconteceram."
(Lucas 24:21)

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Lucas%2024&version=VFL

Essa é a confirmação de que Yeshua foi morto e sepultado numa quarta-feira, dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/abril do ano 30 d.e.c. no Calendário Juliano. Pois esse diálogo dos discípulos ocorreu no dia de domingo, isto é, depois de passados 3 dias e 3 noites com o corpo de Yeshua sepultado. Tudo isso, para se cumprir o que Yeshua disse sobre o sinal do profeta Jonas, em Mateus 12:40.

Lehitraot.

Polos Valley ✡ פולוס וואלי

פולוס וואלי disse...

O sétimo dia da semana é o Shabat, mas os feriados de algumas festas bíblicas também são chamados de Shabat, dentre elas a Páscoa. Por isso há muita confusão para quem não tem conhecimento de cultura judaica.

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

Leia com muita atenção este estudo do link acima, o qual prova com muita evidência e detalhes que Jesus morreu às 15h (hora nona) do dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/04/30, véspera da Páscoa.

E ele foi enterrado neste mesmo dia antes das 18h, quando se iniciaria a noite de quinta feira, dia 15/Nissan, ou dia 06/abril/30, dia da festa da Páscoa, também chamado de Shabat.

Porque a morte de Jesus se deu na véspera da Páscoa, o Shabat, ou feriado judaico.

Outra coisa a lembrar é que a data de um dia se inicia às 18h (ao pôr do sol) e não meia noite, pois em hebraico não se conta direto 24h e sim de 12 em 12h, ou seja, primeiro a noite e depois o dia de uma determinada data.

Então, na noite de quarta-feira Jesus ainda estava sendo julgado.

E ele só foi crucificado durante o dia de quarta-feira.

Desse modo, então, se conta assim:

Noite de quinta-feira
Noite de sexta-feira
Noite de sábado (Shabat)

Dia de quinta-feira
Dia de sexta-feira
Dia de sábado (Shabat)

Ele ressuscitou nas últimas horas do dia de sábado (Shabat), por volta de + ou - 17h

Porque as mulheres foram ao sepulcro ainda na madrugada de domingo, pois ainda estava escuro. E Jesus já tinha ressuscitado.

Foram 3 dias e 3 noites completas que Jesus permaneceu sob a terra, conforme o próprio Jesus disse sobre o sinal de Jonas.

O Sinal de Jonas

38 "Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: “Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti”.

39 Ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.

40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra."

(Mateus 12:38-42)