quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Yeshua na festa de Chanukah



"Celebrava-se então em Yerushalaim, Jerusalém a festa de חנוכה‎, Chanukah, dedicação. E era inverno. Andava Yeshua passeando no בית המקדש , Beit ha Mikdash, Templo, no pórtico de Shlomoh, Salomão. Rodearam-no, pois, os yehudim, judeus (seus patrícios) e lhe perguntavam: 

Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Mashiach (Ungido/Cristo), diga-nos abertamente. Respondeu-lhes Yeshua: 

Já vos disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai (HaShem), essas dão testemunho de mim. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. 

Meu Pai (HaShem), que as deu para mim, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai." (Yochanan, João 10:22-29).

É interessante notar que na primeira Aliança a festa de חנוכה, Chanukah não é mencionada, pois a mesma só veio a existir após a formação do canon do תנ"ך, Tanakh. 

Mas na segunda Aliança, isto é, na ברית החדשה, Brit ha Chadashah se fala da mesma, conforme texto acima mencionado.

Data e hora local em Israel


Chanukah fala de um grande milagre.

Mas o curioso de tudo isso nessa festa de Chanukah que Yeshua participou está no fato dos judeus contemporâneos de Yeshua acreditarem no milagre que houve no primeiro Chanukah ou primeira dedicação à D'us do Beit ha Mikdash, Templo, quando o óleo ou azeite que servia de combustível para manter as lâmpadas da menorah acesas foi multiplicado por um grande milagre de D'us.

 Pois só havia quantidade suficiente para apenas um dia, mas o mesmo durou oito dias, até que se fabricasse mais azeite kosher, limpo ou não profanado; contudo a maioria desses mesmos judeus não acreditavam nos milagres realizados por Yeshua, milagres esses em maiores proporções que esse do primeiro Chanukah, como por exemplo: 

Ressuscitar mortos, curar cegos, surdos e paralíticos, acalmar tempestade, alimentar quase 5.000 (cinco mil) homens, além de mulheres e crianças com apenas 05 (cinco) pães e 02 (dois) peixes, etc... (Lucas 7:22, 8:22-25; Mattitiahu, Mateus 14:15-21).

Esses judeus até admitiam esses milagres de Yeshua, porque não havia como negá-los por serem tão evidentes, mas eles não atribuíam esses milagres como sendo de HaShem e sim de Beelzebú, príncipe dos demônios, conforme disseram para Yeshua, após ele ter expulsado um demônio de um homem. (Mattitiahu, Mateus 12:22-28).

Mas, Yeshua disse que eles não acreditavam nele por não serem das suas ovelhas, conforme texto citado acima.

Outro milagre que os judeus tradicionais acreditam ter acontecido refere-se ao cumprimento da promessa feita por HaShem para Avraham, Abraão e Sarah de que gerariam um filho, mesmo estando eles já velhos e não mais aptos para isso, contudo por um milagre de D'us conseguiram gerar a Isaac; todavia esses judeus não acreditam que uma virgem pudesse dar à luz a Yeshua por um milagre do Ruach HaShem.

Isso só prova que não há critérios para se crer num milagre e não crer em outro...



Nessa festa a חנוכיה, Chanukiah, candelabro ou menorah de oito hastes laterais e uma central é acendida usando-se uma vela auxiliar chamada שַׁמָּשׁ, shamash, que significa "servente". Isso nos reporta ao Servo Sofredor, descrito por Yeshaihahu ha navi, o profeta Isaías. Esse Servo Sofredor não é outro senão o Mashiach, o qual veio ao mundo com a luz de HaShem, para ser luz tanto para judeus como para gentios.

Vejamos o que as Escrituras falam sobre a luz de HaShem no Mashiach e em nós, seus seguidores:

“... Pouco é que tu sejas meu servo, para restaurares as tribos de Yaacov, Jacó, e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como לְאֹור גֹּויִם , leor goyim, LUZ para os gentios (as nações), para seres a minha salvação até à extremidade da terra”. (Yeshayah, Isaías 49:6).

Disse Yeshua: “Eu sou a LUZ DO MUNDO; quem me segue não andará em trevas, mas terá a LUZ DA VIDA." (Yochanan, João 8:12).

“Nele está a vida eterna, e essa vida dá luz a toda a humanidade. A sua vida é a luz que brilha nas trevas, e estas nunca poderão pôr fim a essa luz”. (Yochanan, João 1:4,5).

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de D'us; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado”. (I Kephas, I Pedro 2:9,10).

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação...” (Tehilim, Salmo. 27:1).

“D'us amou tanto o mundo que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crê não se perca espiritualmente, mas tenha a vida eterna. D'us não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar. 

Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados por não crerem no Filho único de D'us. E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo, mas eles preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. 

Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da luz com medo de os seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo. Mas os que procedem bem procuram a luz para que todos vejam que estão a fazer o que D'us deseja.” (Yochanan, João 3:16-21).

E eis aqui uma mensagem que achamos na internet, porém agora com algumas modificações feitas por nós:

חנוכה שמח, Chanukah Sameach, Happy Chanukah, Feliz Chanukah!

Dê um CLIQUE DUPLO neste Chanukah!
ARRASTE a luz do Eterno, a qual está em Yeshua ha Mashiach
para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL,
SALVE-A em todos os seus ARQUIVOS PESSOAIS,
SELECIONE-A como seu DOCUMENTO MESTRE...

Que Yeshua seja seu MODELO
para FORMATAR sua vida:
JUSTIFIQUE-A e ALINHE-A
À DIREITA e À ESQUERDA,
sem QUEBRAS na sua caminhada.

Que Ele não seja apenas
um ÍCONE, um ACESSÓRIO,
uma FERRAMENTA, um RODAPÉ,
um PERIFÉRICO,
um ARQUIVO TEMPORÁRIO,
mas o CABEÇALHO,
a LETRA CAPITULAR,
a BARRA DE ROLAGEM
de seu caminhar.

Que Ele seja a FONTE de energia
para sua ÁREA DE TRABALHO,
o PAINTBRUSH
para COLORIR seu sorriso,
a CONFIGURAÇÃO de sua simpatia,
a NOVA JANELA para VISUALIZAR
o TAMANHO de seu amor.

No seu dia-a-dia, seja Ele
o PAINEL DE CONTROLE
para DESFRAGMENTAR sua vida,
fazer DOWNLOAD de seus sonhos
e OPTIMIZAR suas realizações.

DESATIVE seu egoísmo,
COMPACTE suas liberdades,
CANCELE seus RECUOS,
e DELETE seus ERROs. (Autor desconhecido).

Que as luzes da chanukiah brilhem, brilhem anunciando a todos, judeus e gentios que a verdadeira e perfeita LUZ vem de HaShem, através de Yeshua ha Mashiach, o Salvador Ungido pelo Eterno, para resgatar o ser humano do poder do pecado e das trevas para sua maravilhosa luz.

Portanto tenham todos vocês uma festa de Chanukah alegre e cheia da luz de HaShem, luz essa simbolizada pelas luzes da chanukiah, a qual representa o Mashiach refletindo a luz de D'us para o mundo.


Vejamos agora esses vídeos e ouçamos essas lindíssimas músicas sobre a festa de Chanukah.

Lich'vod Hachanukkah - Chaim Nachman Bialik - Chanukkah Song


Chanukkah Song - Happy Chanukkah (Carol Boyd Leon)


חנוכה שמח, Chanukah Sameach!

Paulo Valle ✡ פולוס וואלי

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):




10 comentários:

Unknown disse...

Mazal Tov! Gostei de seu blog, se você puder me dizer como vc conseguiu escrever em Yvrit no orkut agradeço, como também conseguiu por seu nome.

Shalom

פולוס וואלי disse...

O nome de Yeshua escrito em mosaicos de uma sinagoga da cidade de Susya, próximo de Hebrom, onde viveu uma comunidade judaica que acreditava ser Yeshua o verdadeiro Messias de Israel.

🤔🙄😳🤫🙌🙏😇

https://youtu.be/X5JQ0O5ufPA

פולוס וואלי disse...

As Origens Judaicas de Jesus!

🔯 Israel com Aline 🔯

https://youtu.be/11xkvNOWFyk

פולוס וואלי disse...

A Importância do Antigo e do Novo Testamento

Podemos comparar a Antiga Aliança (A.T.) e a Nova Aliança (N.T.) com o alicerce e o telhado de uma casa respectivamente, porque uma coisa não pode existir sem a outra no final da construção de uma casa.

Por isso mesmo as festas bíblicas são importantes a serem observadas não apenas pelos judeus, mas também por todos (judeus e gentios) seguidores de Yeshua (Jesus) devido a riqueza profética e simbólica da Redenção Maior realizada pelo nosso Pai celestial e o seu amado filho Yeshua (Jesus).

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

פולוס וואלי disse...

Rabino Tem Visões do Mashiach (Messias) e Revela Mistérios

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.youtube.com/live/vNxZgolWbdI?si=2B427XxYhJ18Q-Lw

פולוס וואלי disse...

Menino Judeu Tem Uma Visão em Israel!

- "O Senhor mandou arrepender-nos (teshuva)"

- "Para manter a calma"

- "O Senhor (Elohim) me falou"

- "Ele apareceu bem ali"

É tempo de voltar para Ele, porque Ele está muito próximo!

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

🙌🙏😇🇮🇱🎺🎼🎻

https://youtu.be/mpBVHGbFwR4?si=xNPLyDlhQ5xpFUAi

²⁷ "E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso D'us, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

²⁸ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

²⁹ E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

³⁰ E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

³¹ O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

³² E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar."

(Joel 2:27-32)

פולוס וואלי disse...

Messianic Rabbi Zev Porat Testimony!
What is truth?

Testemunho do Rabino Messiânico Zev Porat!
O que é verdade?

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.messiahofisraelministries.org/zev-porat-testimony/

פולוס וואלי disse...

Shalom chaverim, amigos!

Consegui provar minha tese de que Yeshua (Jesus) não morreu numa sexta e sim numa quarta-feira, pois o calendário judaico permanente Kaluach tem a propriedade de retroceder no tempo. E foi exatamente isso que fiz, isto é, voltei no tempo até o ano 30 (d.e.c.) e fiquei maravilhado com o que vi, pois o dia 14 de Nissan ou dia 05 de abril desse ano 30 foi exatamente numa quarta-feira. HALELU-YAH!!!!!!!

O Dia Que Jesus Morreu

🤔🙄🥺🙄📜🙌🙏😇

https://www.facebook.com/share/p/5Q9VNktpk92AuVvZ/?mibextid=oFDknk

Vejam mais sobre isso nos comentários desse artigo do link abaixo:

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2009/09/noticias-mundo-mundo-judeus-usam.html

Confiram o dia em que Yeshua morreu acessando o link abaixo:

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

ואנחנו קוינו כי הוא זה אשר עתיד לגאל את ישראל. אבל נוסף על כל זאת, כעת היום השלישי מאז קרו הדברים האלה.

לוקס פרק כד: בא

http://www.kirjasilta.net/hadash/Luq_ln.24.html

"Nós tínhamos esperança de que ele iria ser o libertador de Israel! Além de tudo isso, já faz três dias que essas coisas aconteceram."
(Lucas 24:21)

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Lucas%2024&version=VFL

Essa é a confirmação de que Yeshua foi morto e sepultado numa quarta-feira, dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/abril do ano 30 d.e.c. no Calendário Juliano. Pois esse diálogo dos discípulos ocorreu no dia de domingo, isto é, depois de passados 3 dias e 3 noites com o corpo de Yeshua sepultado. Tudo isso, para se cumprir o que Yeshua disse sobre o sinal do profeta Jonas, em Mateus 12:40.

Lehitraot.

Polos Valley ✡ פולוס וואלי

פולוס וואלי disse...

Shalom chaverim, amigos!

Consegui provar minha tese de que Yeshua não morreu numa sexta e sim numa quarta-feira, pois o calendário judaico permanente Kaluach tem a propriedade de retroceder no tempo. E foi exatamente isso que fiz, isto é, voltei no tempo até o ano 30 (d.e.c.) e fiquei maravilhado com o que vi, pois o dia 14 de Nissan ou dia 05 de abril desse ano 30 foi exatamente numa quarta-feira. HALELU-YAH!!!!!!!

O Dia Que Jesus Morreu

🤔🙄🥺📜🙌🙏😇

https://www.facebook.com/share/p/5Q9VNktpk92AuVvZ/?mibextid=oFDknk

Vejam mais sobre isso nos comentários desse artigo do link abaixo:

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2009/09/noticias-mundo-mundo-judeus-usam.html

Confiram o dia em que Yeshua morreu acessando o link abaixo:

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

ואנחנו קוינו כי הוא זה אשר עתיד לגאל את ישראל. אבל נוסף על כל זאת, כעת היום השלישי מאז קרו הדברים האלה.

לוקס פרק כד: כא

http://www.kirjasilta.net/hadash/Luq_ln.24.html

"Nós tínhamos esperança de que ele iria ser o libertador de Israel! Além de tudo isso, já faz três dias que essas coisas aconteceram."
(Lucas 24:21)

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Lucas%2024&version=VFL

Essa é a confirmação de que Yeshua foi morto e sepultado numa quarta-feira, dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/abril do ano 30 d.e.c. no Calendário Juliano. Pois esse diálogo dos discípulos ocorreu no dia de domingo, isto é, depois de passados 3 dias e 3 noites com o corpo de Yeshua sepultado. Tudo isso, para se cumprir o que Yeshua disse sobre o sinal do profeta Jonas, em Mateus 12:40.

Lehitraot.

Polos Valley ✡ פולוס וואלי

פולוס וואלי disse...

O sétimo dia da semana é o Shabat, mas os feriados de algumas festas bíblicas também são chamados de Shabat, dentre elas a Páscoa. Por isso há muita confusão para quem não tem conhecimento de cultura judaica.

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

Leia com muita atenção este estudo do link acima, o qual prova com muita evidência e detalhes que Jesus morreu às 15h (hora nona) do dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/04/30, véspera da Páscoa.

E ele foi enterrado neste mesmo dia antes das 18h, quando se iniciaria a noite de quinta feira, dia 15/Nissan, ou dia 06/abril/30, dia da festa da Páscoa, também chamado de Shabat.

Porque a morte de Jesus se deu na véspera da Páscoa, o Shabat, ou feriado judaico.

Outra coisa a lembrar é que a data de um dia se inicia às 18h (ao pôr do sol) e não meia noite, pois em hebraico não se conta direto 24h e sim de 12 em 12h, ou seja, primeiro a noite e depois o dia de uma determinada data.

Então, na noite de quarta-feira Jesus ainda estava sendo julgado.

E ele só foi crucificado durante o dia de quarta-feira.

Desse modo, então, se conta assim:

Noite de quinta-feira
Noite de sexta-feira
Noite de sábado (Shabat)

Dia de quinta-feira
Dia de sexta-feira
Dia de sábado (Shabat)

Ele ressuscitou nas últimas horas do dia de sábado (Shabat), por volta de + ou - 17h

Porque as mulheres foram ao sepulcro ainda na madrugada de domingo, pois ainda estava escuro. E Jesus já tinha ressuscitado.

Foram 3 dias e 3 noites completas que Jesus permaneceu sob a terra, conforme o próprio Jesus disse sobre o sinal de Jonas.

O Sinal de Jonas

38 "Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: “Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti”.

39 Ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.

40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra."

(Mateus 12:38-42)