quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Quem é o braço direito do Eterno?



É muito comum se ouvir a seguinte expressão idiomática:

Fulano é o “braço direito” de beltrano. Isso para demonstrar que fulano exerce toda a força de beltrano numa ou em quase todas atividades. E não é diferente em relação ao BRAÇO DIREITO DO ETERNO.

Data e hora local em Israel




Mas quem seria esse BRAÇO DIREITO DO ETERNO?

Trazendo para o contexto bíblico, o mais interessante é que essa expressão aparece na Torah o tempo todo!
Iad Chazaká (pronuncia-se o ch com som de R na palavra rato) – a Mão Forte! Aparece toda vez em que é feita a leitura da Parashá Ekev, a de número 46 – no livro de Devarim, Deuteronômio 7:19.

Mas aparece outras vezes também ...

Devarim 4:34.
“Ou se algum deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo com provas, com sinais, e com milagres, e com peleja, e com MÃO FORTE, e com BRAÇO ESTENDIDO, e com grandes espantos, conforme a tudo quanto o Eterno vosso D’us vos fez no Egito aos vossos olhos?”

Devarim 5:15.
“Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Eterno teu D’us te tirou dali com MÃO FORTE e BRAÇO ESTENDIDO; por isso o Eterno teu D’us te ordenou que guardasses o dia do shabat (sábado).”

Essa foto abaixo é do Holocaust Memorial Miami Beach, Florida - USA. Onde se pode ver um BRAÇO ESTENDIDO para cima e nele esculturas representativas dos judeus que foram vítimas da Alemanha nazista liderada pelo ditador Hitler. Não sei se essa foi a intenção dos criadores desse monumento, mas posso dizer que ele simboliza o Braço de D'us, o qual é representado pela pessoa do Mashiach como única solução para salvação não só de judeus, mas também de gentios, quer seja na dimensão física ou metafísica. A idéia de construir esse monumento foi muito inspirada, porém esse braço deveria ser construído na posição inversa, ou seja, com a mão voltada para a terra, para nos dar a entender que o auxílio vem de cima e não de baixo, mesmo assim parabéns para quem idealizou o mesmo!


Devarim 7:19.
“Das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e MÃO FORTE, e BRAÇO ESTENDIDO, com que o Eterno teu D’us te tirou: assim fará o Eterno teu D’us com todos os povos, diante dos quais tu temes.”

Devarim 9:29.
‘Todavia são eles o teu povo e a tua herança, que tiraste com a tua grande força e com o teu BRAÇO ESTENDIDO.”

Devarim 11:2.
“E hoje sabereis que falo, não com vossos filhos, que o não sabem, e que não viram a instrução do Eterno, vosso D’us, a sua grandeza, a sua MÃO FORTE, e o seu BRAÇO ESTENDIDO;”

Devarim 26:8.
“E o Eterno nos tirou do Egito com MÃO FORTE, e com BRAÇO ESTENDIDO, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres;”

Braço direto, o que significa isso pela palavra de D’us? Vamos adiante:

Tehilim (Salmos) 77:15.
“Com o teu BRAÇO remiste o teu povo, os filhos de Yaacov e de Yosseph.”

D’us é ação! Vejamos como Ele age.

Yeshayah, Isaías 40:10.
“eis que o Eterno D’us virá com poder e seu BRAÇO dominará por Ele: eis que o seu galardão está com Ele, e o seu salário diante da sua face.”

D’us é poder e seu BRAÇO dominará ...

Quem é o BRAÇO? Afinal sabemos que D’us não tem aparência humana nem mesmo um corpo como nós! (Contudo Ele pode se manifestar da maneira que Ele quiser até mesmo adquirindo um corpo para si [corpo espiritual - 1 Corintios 15:40,44,49], conforme em Shemot, Êxodo 33:20-23).

Mais uma foto do Holocaust Memorial Miami Beach, Florida - USA.


Vejam agora que o BRAÇO DIREITO é o próprio MASHIACH!

Sim ... o BRAÇO é Yeshua!!!!!!!

Yeshayahu, o profeta Isaías nos diz em seu livro Yeshayah 53:1:

“Quem dentre nós (yehudim) deu crédito àquilo que nos foi anunciado? E a quem se manifestou o BRAÇO (Mashiach) do Eterno?”
· - Yeshua manifestou o BRAÇO do Eterno.

Yeshayah, Isaías 51:5
“Perto está a minha justiça, vem saindo a minha SALVAÇÃO, e os meus BRAÇOS (o Mashiach e seu povo) julgarão os povos; as ilhas me aguardarão, e no meu BRAÇO (Mashiach) esperarão."

· - No Mashiach esperamos a salvação. Ele é a própria manifestação do braço do Eterno.

Yeshayah, Isaías 52:10.
“O ETERNO desnudou o seu santo BRAÇO perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra (os gentios) verão a salvação (yeshuah, o Mashiach) do nosso D’us.”

· - Yeshua ha Mashiach desnudou-se como sendo o santo BRAÇO do Eterno.

Verdade em hebraico é EMET – Aleph, Mem e Tav. Toda verdade tem princípio, meio e fim.

Apocalipse 1:8.
“Eu sou o Aleph e o Tav (o Alfa e o Omega em grego), o princípio e o fim, diz o Senhor (Yeshua), o que é, o que era, e o que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Matitiahu, Mateus 28:16-18). Sim Yeshua é o princípio da criação do Eterno e também a finalidade da mesma. (Apocalipse 3:14).

Apocalipse 1:11.
“Que dizia: Eu sou o Aleph e o Tav (Alfa e Omega), o primeiro e o derradeiro; ...”

Apocalipse 21:6.
“E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Aleph e o Tav (Alfa e Omega), o princípio e o fim. A quem quer que tenha sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.”

Apocalipse 22:13.
“Eu sou o Aleph e o Tav (Alfa e Omega), o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.” ·

E eis aqui mais outra foto do Holocaust Memorial Miami Beach, Florida - USA.


Uma pessoa que seja destra, sabe muito bem e obviamente que seu braço direito tem maior força do que seu braço esquerdo. Sendo assim, significa dizer, no sentido teológico, que Yeshua, estando ao lado direito do Eterno (Tehilim, Salmos 110:1) e sendo ele próprio o BRAÇO DIREITO d’Ele, para realizar a sua vontade, é ele digno juntamente com o Eterno de honra, glória e louvor, conforme nos disse o shaliyach Yochanan, em Apocalipse 5:13.

Enquanto Yeshua foi gerado no princípio com o propósito, com a finalidade de manifestar a shekhiná do Eterno à toda sua criação, o Eterno, porém como o próprio nome o define, não teve princípio e nem terá fim. Barukh HaShem!

Barukh atah Adonay Eloheinu Melech haolam vebarukh Yeshua Ha Mashiach Melech hayehudim likhvod Elohim HaAv!

No Sidur Completo, da Editora Sêfer, na pg. 248 consta em Tehilim, Salmos 98, do qual apenas menciono os dois primeiros versículos, vejam abaixo:

א מִזְמוֹר, שִׁירוּ לַיהוָה שִׁיר חָדָשׁ-- כִּי-
;נִפְלָאוֹת עָשָׂה
.הוֹשִׁיעָה-לּוֹ יְמִינוֹ, וּזְרוֹעַ קָדְשׁוֹ

ב הוֹדִיעַ יְהוָה, יְשׁוּעָתוֹ; לְעֵינֵי הַגּוֹיִם, גִּלָּה
.צִדְקָתוֹ

(Tehilim, Salmos 98:1,2).

"Cantai ao Eterno um cântico novo, porque Ele tem feito atos maravilhosos; a Sua DEXTRA e o Seu BRAÇO SANTO (Yeshua) fizeram a salvação. O Eterno fez notória a Sua redenção, revelou a Sua justiça aos olhos das nações (hagoym, dos gentios)."

Portanto, não anunciamos uma mensagem nova, mas a mesma que anunciaram nossos pais, os profetas de Israel, conforme vocês podem constatar no texto acima.

E para finalizar, eis aqui o que disse Yeshayahu no seu livro Yeshayah, Isaías 53:1-12, o qual revela com detalhes minuciosos, com antecedência de mais ou menos 700 anos (a.e.c.), sobre a vida de Yeshua, o BRAÇO DIREITO do ETERNO e a finalidade do seu sacrifício, o qual foi como de um cordeiro morto, para redenção do ser humano:

"QUEM dentre nós (yehudim) acreditou naquilo que nos foi anunciado? E a quem se manifestou o BRAÇO do ETERNO?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de D'us, e oprimido. 
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o ETERNO fez cair sobre ele (YESHUA) a iniqüidade de nós todos. 
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? 
Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao ETERNO agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do ETERNO prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."
(Yeshayah, Isaías 53:1-12).

E logo após o BRAÇO DIREITO do Eterno, Yeshua ter realizado a redenção, aparece junto ao trono do Altíssimo, sendo os dois reverenciados, louvados e glorificados:

"Depois, olhei de novo e ouvi o canto de uma multidão de milhões e milhões de anjos que rodeavam o trono, os seres viventes e os anciãos, e cantavam com muita força: "O Cordeiro, que foi imolado, é o único que é digno de receber o poder, a riqueza, a força, a sabedoria, a honra, a glória, e o louvor." Então ouvi toda a criatura que existe no céu, na terra, debaixo da terra e no mar exclamarem: "O louvor, a honra, a glória e o poder pertencem àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro para sempre e sempre." (Apocalipse 5:11-13).

Duas importantes perguntas que D'us faz para Israel:

"Existe um povo que tenha ouvido a voz do D'us vivo falando do meio do fogo, como tu a ouviste, e que tenha permanecido vivo?

Ou um "deus" que tenha vindo para tomar para si uma nação do meio de outra nação, com provas, sinais, prodígios e combates, com 'Mão Forte e Braço Estendido', por meio de grandes terrores — como tudo o que יהוה, vosso D'us realizou no Egito, em vosso favor, aos vossos olhos?"

(Deuteronômio 4: 33, 34)

יָ֤ד חֲזָקָה֙ וּבִזְר֣וֹעַ נְטוּיָ֔ה 

Yad chazacah u'vizroa netuyah

Mão Forte e Braço Estendido

Lehitraot.

פולוס וואלי ✡

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):




20 comentários:

פולוס וואלי disse...

O nome de Yeshua escrito em mosaicos de uma sinagoga da cidade de Susya, próximo de Hebrom, onde viveu uma comunidade judaica que acreditava ser Yeshua o verdadeiro Messias de Israel.

🤔🙄😳🤫🙌🙏😇

https://youtu.be/X5JQ0O5ufPA

פולוס וואלי disse...

מיה יד ימינו של הנצחי?

המשפט הראשון של השיר היהודי אנא בכוח אומר:

"אנו מתחננים עלייך; בכוח ידך הימנית, בטל את התחבושת."

ברור שניהם "היד הימנית" ו"זרועו הימנית "של הנצחי הוא המשיח, עליו הוא הפקיד את מלאכת הגאולה וההצלה של ישראל והגויים או האומות.

🤔🙄😯🤫🙌🙏😇

פולוס וואלי disse...

Quem é o braço direito do Eterno?

A primeira frase do cântico judaico (אנא בכח) Ana Bechoach, diz:

"Nós te rogamos; com o poder de Tua Mão Direita, desmancha a atadura."

É óbvio que tanto a "Mão Direita" como o "Braço Direito" do Eterno é o Mashiach, ao qual Ele tem confiado a obra de redenção, salvação, libertação e livramento de Israel e dos גויים, goyyim, gentios ou nações.

🤔🙄😯🤫🙌🙏😇

פולוס וואלי disse...

Quem é a 'Mão Forte e o Braço Estendido' ou o 'Braço Direito de D'us'?

E quais são as duas importantes perguntas que D'us faz para Israel?

"Existe um povo que tenha ouvido a voz do D'us vivo falando do meio do fogo, como tu a ouviste, e que tenha permanecido vivo?

Ou um deus que tenha vindo para tomar para si uma nação do meio de outra nação, com provas, sinais, prodígios e combates, com 'Mão Forte e Braço Estendido', por meio de grandes terrores — como tudo o que יהוה, vosso D'us realizou no Egito, em vosso favor, aos vossos olhos?"

(Deuteronômio 4: 33, 34)

יָ֤ד חֲזָקָה֙ וּבִזְר֣וֹעַ נְטוּיָ֔ה

Yad chazacah u'vizroa netuyah

Mão Forte e Braço Estendido

🤔🥺🙄✡️🙌🙏😇

דָּבְקָ֣ה נַפְשִׁ֣י אַחֲרֶ֑יךָ בִּ֝֗י תָּמְכָ֥ה יְמִינֶֽךָ׃

"Minha alma se apega a Ti, apoiando-me à tua direita."

Ou

"A minha alma apega-se a ti; a tua destra (mão direita) me sustém."
(Salmos 63: 8)

פולוס וואלי disse...

A Rainha Ester e Seu Ato Corajoso Perante o Cetro do Rei Assuero

O cetro é um bastão usado por autoridades reais, geralmente empunhado pelo monarca na mão direita e uma das insígnias do poder soberano. Simbolicamente, é considerado o portador das forças divinas.

A rainha Ester foi salva da morte, pelo ato do rei Assuero, da Média e da Pérsia usar seu cetro em favor dela impedindo assim que a guarda real a eliminasse com suas armas. Certamente, o cetro estava na sua mão direita.

Ester representava o povo judeu diante do rei. Tal ato de coragem dela foi a única forma que ela encontrou para interceder pelo seu povo junto ao rei, ainda que isso lhe poderia custar a própria vida.

Mas, o rei usou o poder da sua 'Mão Direita' e do seu 'Braço Estendido', simbolizando o Mashiach, para salvar a ela e depois o seu povo. E ainda condenou Hamã, o inimigo do povo judeu a morte, pela forca que ele tinha construído para enforcar Mordechai ou Mardoqueu, o tio da rainha.
ב"ה!

פולוס וואלי disse...

"Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo;

Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade;"

Salmos 92: 1, 2 cantado em hebraico.

🙌🙏😇✡️🎺🎶🎻

Ouça agora de graça na #Deezer. Sem necessidade de aplicativo.

https://deezer.page.link/EHw1aUFotyywL5gWA

פולוס וואלי disse...

O que aconteceu com a haftará de Jesus?

Haftará é uma porção dos profetas lida aos sábados nas sinagogas.

A haftará de Jesus consta do livro do profeta Isaías 61:1,2 lida por ele, conforme texto de Lucas 4:14-22.

🙌🙏😇📜🎺🎶🎻

https://drive.google.com/file/d/0B09XK-UMB8XQMEhxYUxfWm01bkU/view?usp=drivesdk&resourcekey=0-BlrOgdOPQhPYHCk1oS4I_A

פולוס וואלי disse...

Where Is Jesus' Haftarah?
(Finding Jesus In Today’s Synagogues)

Onde Está a Haftará de Jesus? 😳
Encontrar Yeshua (Jesus) ​​nas Sinagogas de Hoje 🤔

https://drive.google.com/file/d/1biz4fdL-VIPHh2KzI0-WuhqdiM1rN3iy/view?usp=drivesdk

פולוס וואלי disse...

What Happened to Jesus' Haftarah?

O que aconteceu com a Haftarah de Jesus?

🤔😳🥺📜😯😨😱

https://www.haaretz.com/2005-08-12/ty-article/what-happened-to-jesus-haftarah/0000017f-f114-d223-a97f-fdddfc850000

פולוס וואלי disse...

A Vida de Jesus (Yeshua)

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://youtu.be/XOZ8Zw9a718

פולוס וואלי disse...

Testemunho de Um Judeu Que Reconheceu Yeshua (Jesus) Como Messias

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://youtu.be/HT22vgBuOnE

פולוס וואלי disse...

O Poder do Nome de Yeshua Que se Encontra Gravado na Palma da Nossa Mão Direita

🙌🙏😇👋🎺🎼🎻

https://www.instagram.com/p/CtMdtdRu4-6/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

פולוס וואלי disse...

"Nos últimos 3300 anos, a definição universal aceita por todos os judeus, sem exceção, é a da Halachá (Lei Tradicional da Torá):

Qualquer pessoa nascida de mãe judia é um judeu."

Portanto, Yeshua tem a identidade judaica total de um verdadeiro judeu. E muito mais ainda, pois ele é herdeiro do Trono do rei David, e o filho do homem (descendente de Adão), da profecia de Daniel 7: 13,14) e também o filho do nosso Pai celestial (יהוה).

🙌🙏😇🎺🎼🎻

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1216626/jewish/Quem-Judeu.htm

פולוס וואלי disse...

בגלל שהוא חי אין פחד!!

Because he lives there is no fear!!

Porque Ele vive temor não há!!

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.instagram.com/p/CwXt4lvO97Z/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

פולוס וואלי disse...

Rabino Tem Visões do Mashiach (Messias) e Revela Mistérios

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.youtube.com/live/vNxZgolWbdI?si=2B427XxYhJ18Q-Lw

פולוס וואלי disse...

ישוע ישועתי!
Yeshua yeshuati!
Jesus é minha salvação!
Jesus is my salvation!

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://youtu.be/SfcT9FEwbbI?si=w43el1-zNUSqzTLx

פולוס וואלי disse...

O Que o Criador Está Falando, Através da Natureza?!

🤔🙄🥺📜😯😨😱

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02h3HfJc3F9XFziTU85EzQgcrFj9bKLmKhDDx3QHhH3MceGZQ3FwgXAaKKaPvG4UV8l&id=100000206387650&mibextid=Nif5oz

פולוס וואלי disse...

Menino Judeu Tem Uma Visão em Israel!

- "O Senhor mandou arrepender-nos (teshuva)"

- "Para manter a calma"

- "O Senhor (Elohim) me falou"

- "Ele apareceu bem ali"

É tempo de voltar para Ele, porque Ele está muito próximo!

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

🙌🙏😇🇮🇱🎺🎼🎻

https://youtu.be/mpBVHGbFwR4?si=xNPLyDlhQ5xpFUAi

²⁷ "E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso D'us, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

²⁸ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

²⁹ E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

³⁰ E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

³¹ O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

³² E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar."

(Joel 2:27-32)

פולוס וואלי disse...

"Quando, porém, tudo estiver sujeito a ele, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que D'us seja tudo em todos."

(2 Coríntios 15:28)

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

פולוס וואלי disse...

Messianic Rabbi Zev Porat Testimony!
What is truth?

Testemunho do Rabino Messiânico Zev Porat!
O que é verdade?

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.messiahofisraelministries.org/zev-porat-testimony/