quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Hagadá de Pêssach e os judeus messiânicos do primeiro século



“A Hagadá original voltava-se para a interpretação dos símbolos de Pêssach, um costume extraordinário, já que em nenhuma outra ocasião o judeu é obrigado a proclamar a base lógica de um mandamento. Ainda aqui, Rabi Gamaliel III, o proeminente sábio do período que seguiu à destruição do Templo 70 (d.e.c.), decretou que a omissão de elucidar o significado dos símbolos anula o valor de usá-los. Portanto a Hagadá reflete as preocupações judaicas reais, provenientes do tumulto do primeiro século.

Muitos cristãos acreditavam que a última ceia de Jesus havia sido no Sêder. Estes cristãos – muitos deles judeus convertidos – provavelmente continuavam a fazer todos os anos o seu Sêder como sempre o haviam feito, antes de serem adeptos de Jesus de Nazaré. Para eles, porém, o ritual do Sêder estava imbuído de novos significados. A matzá, por exemplo, era o corpo do seu Senhor, assim como este o havia declarado antes de morrer.”
(A Hagadá de Pêssach – página 9).

Central Conference of American Rabbis, Tradução de Kathe Windmuller, Supervisão do Rabino Henry I. Sobel, “A Hagadá de Pêssach” Editora B’Nai B’Rith, São Paulo – Brasil, 1977

Data e hora local em Israel


Porque do ponto de vista judaico messiânico os judeus que reconhecem Yeshua como o seu verdadeiro Mashiach (Messias) continuam praticando o verdadeiro judaísmo. Pois um judeu não deixa de ser judeu quando reconhece Yeshua como o Mashiach, porque ao fazer isso ele se completa como tal, mas um judeu que ainda não identificou o Mashiach ainda é um judeu incompleto.

Um debate sobre Judaísmo Messiânico num programa de TV.

A apresentadora de TV Eliana Ovalle, que hoje professa a fé cristã, mas que nasceu em berço judaico tradicional por parte de mãe, num de seus programas apresentou um debate onde foi discutido o tema "Judaísmo Messiânico" do ponto de vista desses três grupos religiosos:

Judaísmo Tradicional, Judaísmo Messiânico e Cristianismo.

Participaram desse debate as seguintes pessoas:

O Rabino messiânico Daniel Woods, o qual nasceu em berço judaico tradicional; os Pastores Sérgio Danon e seu pai Joseph Danon, que também nasceram em berço judaico tradicional, porém agora professam a fé cristã; e a judia tradicional Diane Kuperman.

Durante o debate a Sra. Diane Kuperman fez um comentário sobre um artigo de minha autoria denominado Procurando o Afikoman, porém usando um texto sem contexto como pretexto de seu argumento antijudaísmo messiânico.

Cito aqui em minha defesa provas que minha declaração lida pela Sra. Kuperman foi feita apenas do ponto de vista católico e protestante e não do ponto de vista judaico messiânico, conforme segue abaixo:

"Yeshua instituiu a Santa Ceia na sua última celebração da Páscoa."
(Mt 26:17, 20 e 26, compare com Ex.12: 5, 6, 15 e 18).

Vejam mais abaixo, essa OBSERVAÇÃO postada por mim no site Orkut, em 04/11/05 o contexto do que falei acima:

"...Yeshua celebrou o seu último Pêssach e instituiu a comemoração da HaBrit HaChadashá, da Nova Aliança no seu sangue ou a chamada Santa Ceia, pelos católicos e protestantes..."

As duas postagens que fiz desse mesmo artigo (com o texto original, mencionado pela Sra. Kuperman) na comunidade Judeus Messiânicos Cariocas, no site Orkut, no dia 03/11/05 e a outra no dia 04/11/05, portanto cerca de 04 (quatro) a 05 (cinco) meses antes do referido programa ter ido ao ar, provam que as mesmas foram feitas usando o texto original desse meu artigo.

O Pêssach, o Shabat e a chamada Santa Ceia pelos católicos e protestantes:

Tanto no Pêssach como no Shabat celebrados pelos judeus messiânicos e também na Santa Ceia celebrada pelos cristãos católicos e protestantes se faz alusão ao último Pêssach celebrado por Yeshua, no qual, ele deu um novo significado para a celebração dessa festa, conforme nos fala hashaliach Shaul, Paulo, o enviado para anunciar as boas novas de salvação em Yeshua aos goim, gentios. Confiram o texto em que Paulo fala isso:

»I CORINTIOS [11]
23 Porque eu recebi do Adon o que também vos entreguei: que o Adon Yeshua, na noite em que foi traído, tomou pão;
24 e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.

Todas as semanas, no decorrer de séculos a kehilá de Yeshua celebrou e continua celebrando uma festa em memorial a ele, o Mashiach.

Nessa festa os seus talmidim, discípulos comem pão e bebem vinho, símbolos do seu corpo e do seu sangue em sacrifício para redenção do ser humano. Mas essa festa não poderia ser o Pêssach, pois este só se celebra uma vez no ano. Tudo indica, entretanto, que essa festa seja a celebração do Shabat, quando o oficiante judeu faz a bracha, bênção do pão e do vinho toda sexta-feira a noite, ao despontar do Shabat em todas as sinagogas do mundo, inclusive nas sinagogas messiânicas. Mas a igreja católica mudou o dia da celebração dessa festa por não mais seguir as tradições judaicas, pois o Shabat foi trocado pelo domingo. Por isso a chamada Santa Ceia pelos católicos e protestantes passou a ser celebrada no domingo e não mais no Shabat, sábado.

E na ocasião da celebração do Shabat os discípulos de Yeshua faziam uma alusão ao último Pêssach celebrado por Yeshua, quando ele disse para que eles se lembrassem dele todas as vezes que se reunissem. E foi numa dessas reuniões que ha shaliach Shaul, o emissário Paulo relembrou o ato em que Yeshua disse que o pão (matzá de Pêssach) simboliza o seu corpo e o vinho o seu sangue, muito embora o Shabat seja celebrado com duas chalot (pães) e não com matzot (pães sem fermento). (1 Corintios 11:22,23.

Daí a kehilá ou igreja dos gentios até hoje pratica esse ato, dando-lhe o nome de Santa Ceia, o qual na realidade vem a ser uma forma modificada da celebração do Shabat pelos discípulos de Yeshua no primeiro século.

E a celebração do Pêssach, desde que este foi instituído pelo Eterno profetizou a redenção maior em Yeshua, redenção essa selada não com o sangue de animais, mas com o sangue do próprio filho de HaShem.

Todavia os significados originais do Pêssach bem como os do Shabat não foram esquecidos pelos judeus messiânicos. Mas agora tanto o Pêssach como o Shabat são celebrados pelas sinagogas messiânicas também com um novo sentido - em memória ao sacrifício maior de Yeshua.

NOTA:

As chalot, pães com fermento usados no Shabat marcam a diferença do Shabat para o Pêssach, no que diz respeito aos pães. Pois na celebração do Pêssach as matzot, pães sem fermento, fazem contraste com as chalot, pães fermentados do Shabat. E eis aqui um grande mistério, porque o fermento simboliza o pecado.

Portanto o Shabat se harmoniza mais com a festa de Shavuot, dia em que a kehilá de Yeshua recebeu a promessa do Ruach HaShem profetizada pelo profeta Yoel e que se cumpriu em Atos 2:1-13. Pois na instituição dessa festa HaShem ordenou que fossem feitas duas chalot, para serem oferecidas a Ele como oferta de primícia aceitável.

Pentecoste – (Shavuot) Lv. 23:15-17; At. 2:1; Jl 2:28-32.

• No livro de Levitico 23:17 diz o seguinte:
“Dois Pães” e “Levedados se cozerão”

Vejam que interessante:

Em Pêssach o Eterno proíbe se comer chalot e em Shavuot Ele ordena que se coma desses pães com fermento.

Levedados, quer dizer pães (chalot de Shabat) ou qualquer coisa com fermento (chametz), que significa "com o pecado", em contraste com pães asmos (matzot de Pessach), pães sem fermento, "sem o pecado".

• Enquanto os asmos (matzot) de Pêssach falam do corpo do Mashiach que não tem pecado; levedados (chalot) falam da kehilá remida composta de judeus e gentios (dois pães) que nela ainda habita o germe do pecado, porém sem o domínio que tinha sobre nosso corpo.

“O pecado não terá domínio sobre vós”. Rm. 6:12-14.

E nesse grande contraste das matzot de Pêssach e das chalot do Shabat esses pães apontam para duas direções distintas:

1) As matzot de Pêssach apontam para o corpo do Mashiach.

2) E as chalot de Shabat apontam para o corpo da kehilá de Yeshua, muito embora se faça também nessa celebração uma alusão ao último Pêssach celebrado por Yeshua, quando ele estabeleceu a Brit ha Chadashá, a Nova Aliança, através do sacrifício do seu corpo e selada com seu próprio sangue.

Lehitraot.

פולוס וואלי ✡

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):




9 comentários:

פולוס וואלי disse...

Animação do Sêder de Pêssach (Jantar da Páscoa)

🙌😇🙏✡️🎺🎼🎻

https://youtu.be/0VeH2DARmFE

פולוס וואלי disse...

וַאֲנַחְנוּ קִוִּינוּ כִּי זֶה־הוּא הֶעָתִיד לִגְאֹל אֶת־יִשְׂרָאֵל וְעַתָּה זֶה שְׁלשֶׁת יָמִים הַיּוֹם מֵאָז נַעֲשׂוֹּ אֵלֶּה׃
לוקס כד: כא

http://www.kirjasilta.net/ha-berit/Luq.24.html


"E nós concordamos que este é quem iria resgatar Israel, e agora já se passaram três dias, desde o dia em que essas coisas foram feitas."
(Lucas 24:21)

http://www.kirjasilta.net/ha-berit/Luq.24.html

Essa é a confirmação de que Yeshua foi morto e sepultado numa quarta-feira, dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/abril do ano 30 d.e.c. Pois esse diálogo dos discípulos ocorreu no dia de domingo, isto é, depois de passados 3 dias e 3 noites com o corpo de Yeshua sepultado. Tudo isso, para se cumprir o que Yeshua disse sobre o sinal do profeta Jonas, em Mateus 12:40.

פולוס וואלי disse...

A Última Celebração do Sêder de Pêssach (a liturgia da Páscoa Judaica) por Yeshua (Jesus)

Assista, pois você irá se surpreender!

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.instagram.com/reel/CrUCONzuFMf/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==

פולוס וואלי disse...

A Importância do Antigo e do Novo Testamento

Podemos comparar a Antiga Aliança (A.T.) e a Nova Aliança (N.T.) com o alicerce e o telhado de uma casa respectivamente, porque uma coisa não pode existir sem a outra no final da construção de uma casa.

Por isso mesmo as festas bíblicas são importantes a serem observadas não apenas pelos judeus, mas também por todos (judeus e gentios) seguidores de Yeshua (Jesus) devido a riqueza profética e simbólica da Redenção Maior realizada pelo nosso Pai celestial e o seu amado filho Yeshua (Jesus).

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

פולוס וואלי disse...

Rabino Tem Visões do Mashiach (Messias) e Revela Mistérios

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.youtube.com/live/vNxZgolWbdI?si=2B427XxYhJ18Q-Lw

פולוס וואלי disse...

Menino Judeu Tem Uma Visão em Israel!

- "O Senhor mandou arrepender-nos (teshuva)"

- "Para manter a calma"

- "O Senhor (Elohim) me falou"

- "Ele apareceu bem ali"

É tempo de voltar para Ele, porque Ele está muito próximo!

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

🙌🙏😇🇮🇱🎺🎼🎻

https://youtu.be/mpBVHGbFwR4?si=xNPLyDlhQ5xpFUAi

²⁷ "E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso D'us, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

²⁸ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

²⁹ E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

³⁰ E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

³¹ O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

³² E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar."

(Joel 2:27-32)

פולוס וואלי disse...

Messianic Rabbi Zev Porat Testimony!
What is truth?

Testemunho do Rabino Messiânico Zev Porat!
O que é verdade?

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.messiahofisraelministries.org/zev-porat-testimony/

פולוס וואלי disse...

Shalom chaverim, amigos!

Consegui provar minha tese de que Yeshua não morreu numa sexta e sim numa quarta-feira, pois o calendário judaico permanente Kaluach tem a propriedade de retroceder no tempo. E foi exatamente isso que fiz, isto é, voltei no tempo até o ano 30 (d.e.c.) e fiquei maravilhado com o que vi, pois o dia 14 de Nissan ou dia 05 de abril desse ano 30 foi exatamente numa quarta-feira. HALELU-YAH!!!!!!!

O Dia Que Jesus Morreu

🤔🙄🥺📜🙌🙏😇

https://www.facebook.com/share/p/5Q9VNktpk92AuVvZ/?mibextid=oFDknk

Vejam mais sobre isso nos comentários desse artigo do link abaixo:

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2009/09/noticias-mundo-mundo-judeus-usam.html

Confiram o dia em que Yeshua morreu acessando o link abaixo:

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

ואנחנו קוינו כי הוא זה אשר עתיד לגאל את ישראל. אבל נוסף על כל זאת, כעת היום השלישי מאז קרו הדברים האלה.

לוקס פרק כד: כא

http://www.kirjasilta.net/hadash/Luq_ln.24.html

"Nós tínhamos esperança de que ele iria ser o libertador de Israel! Além de tudo isso, já faz três dias que essas coisas aconteceram."
(Lucas 24:21)

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Lucas%2024&version=VFL

Essa é a confirmação de que Yeshua foi morto e sepultado numa quarta-feira, dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/abril do ano 30 d.e.c. no Calendário Juliano. Pois esse diálogo dos discípulos ocorreu no dia de domingo, isto é, depois de passados 3 dias e 3 noites com o corpo de Yeshua sepultado. Tudo isso, para se cumprir o que Yeshua disse sobre o sinal do profeta Jonas, em Mateus 12:40.

Lehitraot.

Polos Valley ✡ פולוס וואלי

פולוס וואלי disse...

O sétimo dia da semana é o Shabat, mas os feriados de algumas festas bíblicas também são chamados de Shabat, dentre elas a Páscoa. Por isso há muita confusão para quem não tem conhecimento de cultura judaica.

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

Leia com muita atenção este estudo do link acima, o qual prova com muita evidência e detalhes que Jesus morreu às 15h (hora nona) do dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/04/30, véspera da Páscoa.

E ele foi enterrado neste mesmo dia antes das 18h, quando se iniciaria a noite de quinta feira, dia 15/Nissan, ou dia 06/abril/30, dia da festa da Páscoa, também chamado de Shabat.

Porque a morte de Jesus se deu na véspera da Páscoa, o Shabat, ou feriado judaico.

Outra coisa a lembrar é que a data de um dia se inicia às 18h (ao pôr do sol) e não meia noite, pois em hebraico não se conta direto 24h e sim de 12 em 12h, ou seja, primeiro a noite e depois o dia de uma determinada data.

Então, na noite de quarta-feira Jesus ainda estava sendo julgado.

E ele só foi crucificado durante o dia de quarta-feira.

Desse modo, então, se conta assim:

Noite de quinta-feira
Noite de sexta-feira
Noite de sábado (Shabat)

Dia de quinta-feira
Dia de sexta-feira
Dia de sábado (Shabat)

Ele ressuscitou nas últimas horas do dia de sábado (Shabat), por volta de + ou - 17h

Porque as mulheres foram ao sepulcro ainda na madrugada de domingo, pois ainda estava escuro. E Jesus já tinha ressuscitado.

Foram 3 dias e 3 noites completas que Jesus permaneceu sob a terra, conforme o próprio Jesus disse sobre o sinal de Jonas.

O Sinal de Jonas

38 "Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: “Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti”.

39 Ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.

40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra."

(Mateus 12:38-42)