quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Base bíblica para o arrebatamento



Shalom chaverim!

Não sou a favor de debates, pois quase sempre geram contendas, mas não poderia ficar sem falar sobre esse tema, do contrário eu estaria sendo omisso para com a verdade...

Judeus messiânicos crêem no arrebatamento?

Se alguém pode falar pelos judeus messiânicos esse alguém é o judeu hashaliyach Shaul, Paulo, o enviado aos goym, para anunciar as boas novas de salvação em Yeshua. Vejam o que ele disse sobre o ARREBATAMENTO:

Obs: (Fiz questão de colocar o termo "judeu" em negrito, porque muitos judeus messiânicos pensam que o arrebatamento é uma doutrina de goym, gentios ou dos cristãos)

"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Yeshua morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, D'us, mediante Yeshua, os tornará a trazer juntamente com ele.

 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som do shofar de D'us, e os que morreram no Mashiach ressuscitarão primeiro. 

Depois nós, os que ficarmos vivos Seremos ELEVADOS juntamente com eles, NAS NUVENS, ao encontro do Senhor NOS ARES, e assim estaremos para sempre com o Senhor." (1 Tessalonicenses 4:13-17).

Creio que isso basta para provar que o arrebatamento nunca foi invenção de goy, gentio nenhum e sim de judeu. Portanto não foram os crentes não judeus que criaram essa doutrina, ao contrário disso, a doutrina do arrebatamento teve seu início na ala judaica da kehilá de Yeshua do primeiro século, conforme pode ser provado através do texto acima.

Infelizmente muitos não conseguem entender os escritos de Paulo e terminam torcendo tudo o que ele falou... Aqueles que não conseguem ter uma visão cronológica das profecias, conseqüentemente ficam confusos e não podem interpretar corretamente as mesmas.

Citar textos fora de contexto é exatamente o que fazem aqueles que não têm base bíblica para falar sobre determinado assunto...

Data e hora local em Israel


Isso só demonstra que quem faz isso não conhece a fundo o tema arrebatamento... E ainda cita versículos como esses abaixo para refutar a doutrina do arrebatamento:

"1) HaShem não deu o Céu aos homens: “Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu -a ele aos filhos dos homens.” (Salmo 115:16)

2) O Céu é o trono de HaShem: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?” (Atos 7:49)

3) Aqui habitarão os que esperam no Senhor: “Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.” (Salmo 37:9)

4) Justos herdarão a Terra: “Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.” (Sl 37:29)

5) Yeshua e Davi disseram que os mansos herdarão a Terra: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mateus 5:5) “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” (Salmo 37:11).

Não vou aqui repetir todos os versículos que se usa para refutar o arrebatamento, mas apenas com uma palavra simples colocar um pouco de luz na interpretação correta desses versículos... Vejam:

1) A terra é dos homens e o céu de D'us. De maneira nenhuma isso contradiz a doutrina do arrebatamento!

Porque os salvos na glória não serão mais seres humanos constituídos de corpos carnais... Seremos transformados e teremos um corpo glorificado, semelhante ao de Yeshua Melech.

2) A terra continuará sendo habitação dos seres humanos antes, durante e depois do milênio...

3) Yerushalaim ha Chadashah, a Nova Jerusalém será morada exclusiva dos redimidos, comprados da terra para serem os administradores do universo juntamente com Yeshua Melech. 

Portanto os seres humanos que restarem dos juízos de D'us do Apocalipse e também do fogo que consumirá os rebeldes após o milênio não terão acesso à Nova Jerusalém...

Poderia ficar aqui falando o tempo todo sobre tudo isso, mas seria muito cansativo e estaria repetindo o que já digo em outros tópicos desse blog...

Portanto nem tudo que brilha é ouro e nem por alguém citar muitos versículos faz desse alguém um sábio em determinado assunto...

Eis aqui vos digo UM MISTÉRIO:

O fato de HaShem não ter revelado na Tanach todos os detalhes sobre como seria as coisas no tempo do fim não quer dizer que Ele tenha mudado sua Palavra... 

Veja o que o anjo diz para o profeta Daniel, quando este perguntou-lhe sobre mais detalhes relacionados com o tempo do fim:

"Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará." (Daniel 12:4).

"Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim." (Daniel 12:9).

Selar o livro significa não permitir que ninguém entenda o mesmo até o tempo do fim.

Mas quando é chegado o tempo do fim, então o anjo diz para Yochanan:

"Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo." (Apocalipse 22:10).

Sendo assim, tudo aquilo que os patriarcas e os profetas não conseguiram entender, porém agora, no tempo do fim pode ser entendido pelos servos de D'us.

"Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão."
(Daniel 12:10).

Por isso mesmo quem viveu antes da primeira vinda do Messias nada sabia sobre o ARREBATAMENTO, pois o mesmo ainda era um MISTÉRIO ou SEGREDO conforme nos diz o judeu Shaul, Paulo, vejam:

"Eis aqui vos digo UM MISTÉRIO: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,..." (1 Corintios 15:51,52).

"Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que D'us preparou para os que o amam." (1 Corintios 2:9).

Portanto, somos mais bem-aventurados que os patriarcas e profetas que apenas viram essas coisas como sombras...

"E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; visto que D'us provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados."

A salvação de alguém independe de se crê ou não em arrebatamento, pois a mesma é pela fé em Yeshua, ou seja, no ato redentor dele de libertar e dar vida eterna ao ser humano, a todo ao que nele crê... (Yochanan, João 3:16).

D'us escolheu unicamente a fé como meio de salvação, a qual é um dom divino, para que ninguém venha se vangloriar diante dele...

A salvação não se consegue através das obras de justiça praticadas por ninguém... E muito menos por alguém conhecer todos os mistérios das Escrituras...

Aqueles que não estiverem concertados com D'us, quando do arrebatamento ficarão aqui como uma espécie de disciplina, contudo ainda assim haverá oportunidade para se arrepender e serem salvos, pois no final da tribulação haverá uma outra leva de redimidos para o céu, conforme consta nestes textos:

"Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso D'us, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro." (Apocalipse 7:9,10).

"E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: 

Estes são os que vêm da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de D'us, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles." (Apocalipse 7:13-15).

O judaísmo completo é o que inclui a visão da Brit ha Chadashah, do contrário será apenas judaísmo tradicional...

Infelizmente muitos judeus messiânicos ainda não estão dentro dessa visão completamente, pois ainda não conseguem entender que o judaísmo tradicional não está apto para entender os MISTÉRIOS da Brit ha Chadashah, os quais mencionei anteriormente, veja:

O fato de HaShem não ter revelado na Tanach todos os detalhes sobre como seria as coisas no tempo do fim não quer dizer que Ele tenha mudado sua Palavra... 

Veja o que o anjo diz para o profeta Daniel, quando este perguntou-lhe sobre mais detalhes relacionados com o tempo do fim:

"Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará."
(Daniel 12:4).

"Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim."
(Daniel 12:9).

Selar o livro significa não permitir que ninguém entenda o mesmo até o tempo do fim.

Mas quando é chegado o tempo do fim, então o anjo diz para Yochanan:

"Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo." (Ap. 22:10).

Tudo aquilo que os patriarcas e os profetas não conseguiram entender, porém agora, no tempo do fim pode ser entendido pelos servos de D'us.

"Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão."
(Daniel 12:10).

Por isso mesmo quem viveu antes da primeira vinda do Messias nada sabia sobre o ARREBATAMENTO, pois o mesmo ainda era um MISTÉRIO ou SEGREDO.




Yeshua ressuscitou com o seu corpo transformado e subiu ao céu diante de uma multidão que o assistia e foi até a presença do Eterno, para interceder por nós...

D'us distribui dons espirituais aos homens, mas nem todos têm os mesmos dons... E alguns desses dons são indispensáveis para entender corretamente os mistérios do Eterno. 

Daniel interpretou a inscrição na parede do castelo do rei de Babilônia porque possuía o dom para fazer essa interpretação, mas ninguém mais estava apto pra tal... Assim também acontece com relação as profecias do livro das revelações, o Apocalipse.

O talmid Tiago nos aconselha dizendo:

"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a D'us, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa." (Tiago 1:5-7).

A Bíblia nos fala apenas sobre duas vindas do Mashiach, porém a segunda vinda será dividida em duas fases e isso eu provo com base bíblica, veja:

1) Na primeira fase Yeshua não tocará seus pés nessa terra, pois o encontro com seus redimidos será nos ARES, conforme já citei a fonte bíblica que prova isso.

2) Na segunda fase sim Yeshua descerá sobre o Monte das Oliveiras e ele se dividirá, confiram:

"Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul." (Zacarias 14:4).

Mas infelizmente ainda existem dois extremos:

1) Cristãos que rejeitam grande parte da Tanach e dão prioridade apenas a Brit ha Chadasha...

2) E messiânicos que rejeitam grande parte da Brit ha Chadasha e dão prioridade apenas a Tanach.

Mas para mim a Torah começa em Bereshit e termina no livro da Revelação, o Apocalipse.

Significado original do termo "arrebatamento"
:

Vejam o que disse um judeu messiânico que não acredita no arrebatamento:

"Então, pode-se concluir que nesse conceito, a parte Arrebatar ( Elevação até os ares ) seja o estado de Espírito nosso que foi resgatado do Alto através do descer de Yeshua que está lá em cima no conceito de Espírito.... E justamente, só por Ele, nos resgatou...."

E essa é a nossa resposta ao que ele disse:

Na realidade o texto de Shaul sobre o arrebatamento em 1 Tessalonicenses 4: 13-17 tem seu contexto, o qual não podemos ignorar. Comparem nesses textos:

Atos 8:39-40 e 2 Corintios 12:2.

Primeiramente em Atos 8:39-40 o talmid, discípulo Filipe foi arrebatado fisicamente de uma cidade para outra pelo Ruach HaShem. 

Aqui não está se falando de elevação de estado de espírito e sim que Filipe foi transportado de um lugar para outro num ato milagroso do Espírito de D'us. Nesse texto, no verso 39 (trinta e nove) o termo grego usado é "ἥρπασεν", que significa "agarrou”, “apanhou”, “pegou”, “arrebatou”, etc...

Em 2 Corintios 12:2, Shaul diz ter sido arrebatado até o Gan-Eden. E o termo grego usado para arrebatado é "ἁρπαγέντα", o qual significa também “raptado”, “transportado”, etc...

E no texto em questão de 1 Tessalonicenses 4:17 é usado o termo grego "ἁρπαγησόμεθα", que significa literalmente "seremos raptados" ou "seremos arrebatados".

Esses termos em grego desses textos acima são conjugações do verbo "ἁρπάζω", que obviamente significa "arrebatar", "raptar", "roubar", "transportar", "tomar", "tirar", etc... (Dicionário Grego - Português, página 83 e Português - Grego, página 19).

Bem, esta é a definição para o termo arrebatamento no idioma grego.

Portanto trata-se de algo literal e não simbólico em alusão ao estado de espírito de alguém.

Significado do termo "arrebatados" em hebraico:


נִלָּקַח = נלקח = nilacach ou נילקח, niylacach, seremos levados ou tomados de, para ou por. (in english, v. be taken, from, to or by).

(אנחנו נילקח, ‘anachnu niylacach = nós seremos levados)

O termo נילקח acima é similar a נִלָּקַח = נלקח = nilacach, confiram aqui.

E também no site Babylon.

"כִּי נִלְקַח, אֲרוֹן הָאֱלֹהִים", ...ki nilecach aron ha Elohim", "...pois TOMADA é a Arca de D'us". 1 Samuel 4:22.

(Lexicon, páginas 449 e 551).


Atos 8:39

ישא = issa' = levantou, elevou. ("... e levantou [וישא] os seus olhos...", Gênesis 24:63).

(Lexicon, páginas 351 e 563).

2 Corintios 12:2

לקח = lucach = levado

(Lexicon, pág. 449).


Fontes de pesquisa no idioma grego:

Vocês poderão comprovar o significado dos termos em grego acima nos seguintes links abaixo:




E também nesse dicionário:

Isidro Pereira, S.J., Dicionário Grego - Português e Português - Grego, Livraria Apostolado da Imprensa, quinta edição - Porto, Portugal - 1976.

E fonte de pesquisa no idioma hebraico:

Benjamin Davidson, Analytical Hebrew And Chaldee Lexicon - Samuel Bagster & Sons Ltd, 72 Marylebone Lane, London W1 - Reprinted 1967, 1970.

Portanto não apenas no idioma grego, mas também no hebraico o sentido de ser levado ao céu está em perfeita harmonia com o termo ARREBATADO, traduzido para o português.

Vejam esse vídeo sobre o arrebatamento dos redimidos dentre judeus e gentios, através do sangue precioso de Yeshua:


E vejam também esse outro vídeo com essa notícia interessante, pois ela se assemelha muito com as notícias que serão dadas quando acontecer o arrebatamento dos redimidos:


Lehitraot.

פולוס וואלי ✡

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):




7 comentários:

Hermes disse...

Excelente.
Muito além de denominações religiosas, Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Sou Gentio (já que não sou Judeu) e considero a totalidade das Escrituras de suma importância, já que todos os livros são complementares entre si. É maravilhoso - a às vezes espantoso - constatar como os fatos descritos por Moisés e todos os demais são perfeitamente observáveis hoje em dia.
Espero encontra-lo junto do nosso Senhor.
Atenciosamente, Hermes

פולוס וואלי disse...

Shalom amigo Hermes!
Muito grato por esse teu lindo e importante comentário.
Grande abraço!

פולוס וואלי disse...

O que aconteceu com a haftará de Jesus?

Haftará é uma porção dos profetas lida aos sábados nas sinagogas.

A haftará de Jesus consta do livro do profeta Isaías 61:1,2 lida por ele, conforme texto de Lucas 4:14-22.

🙌🙏😇📜🎺🎶🎻

https://drive.google.com/file/d/0B09XK-UMB8XQMEhxYUxfWm01bkU/view?usp=drivesdk&resourcekey=0-BlrOgdOPQhPYHCk1oS4I_A

פולוס וואלי disse...

O Que o Criador Está Falando, Através da Natureza?!

🤔🙄🥺📜😯😨😱

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02h3HfJc3F9XFziTU85EzQgcrFj9bKLmKhDDx3QHhH3MceGZQ3FwgXAaKKaPvG4UV8l&id=100000206387650&mibextid=Nif5oz

פולוס וואלי disse...

Testemunho Impactante de Carlos Arteaga, Sobrevivente da Queda do Avião na Selva Amazônica.

Neste clip de um minuto, Carlos Arteaga fala sobre o anjo que disse:

"Vocês são a geração que não verá a morte, porque o arrependimento da igreja está próximo!"

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://youtube.com/clip/UgkxgdKdpa1DC8s7A8qx4bKTRUyZPvg1QDXU?si=IrYzaQyMBJhABLUZ

פולוס וואלי disse...

Menino Judeu Tem Uma Visão em Israel!

- "O Senhor mandou arrepender-nos (teshuva)"

- "Para manter a calma"

- "O Senhor (Elohim) me falou"

- "Ele apareceu bem ali"

É tempo de voltar para Ele, porque Ele está muito próximo!

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

🙌🙏😇🇮🇱🎺🎼🎻

https://youtu.be/mpBVHGbFwR4?si=xNPLyDlhQ5xpFUAi

²⁷ "E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso D'us, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

²⁸ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

²⁹ E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

³⁰ E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

³¹ O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

³² E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar."

(Joel 2:27-32)

פולוס וואלי disse...

Messianic Rabbi Zev Porat Testimony!
What is truth?

Testemunho do Rabino Messiânico Zev Porat!
O que é verdade?

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.messiahofisraelministries.org/zev-porat-testimony/